URGENTE!!
O texto abaixo é um resumo de um trabalho científico, dessa forma, vamos analisar alguns componentes presentes nele que dizem respeito à forma como fora elaborada a pesquisa, ou seja, o método utilizado, o procedimento, como se classifica a pesquisa, entre outros aspectos relacionados às partes que compõem uma proposta para se fazer esse tipo de trabalho acadêmico.
RESUMO
Trata-se do direito à saúde, representado pelo fornecimento de alimentos sem glúten necessários para a sobrevivência do portador de doença celíaca (DC). O objetivo da presente monografia consiste na análise da possibilidade do fornecimento de alimentos sem glúten aos portadores da DC, pelo Estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS). [...] A pesquisa consistiu no exame doutrinário, em especial das obras de Direito Constitucional e de Gastroenterologia, bem como no estudo das Leis que regulam o Sistema Único de Saúde (SUS) e da doença celíaca. Além disso, foram demonstrados posicionamentos adotados pelos Tribunais brasileiros a respeito do direito à saúde através do fornecimento de alimentos sem glúten. O trabalho foi estruturado em três capítulos nos quais se buscou inicialmente conhecer os direitos fundamentais e sociais, percorrendo todas as Constituições brasileiras até chegar a Constituição de 1988. Em seguida uma análise dos direitos à saúde, à alimentação e à vida com seus objetivos e relevâncias assumidas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, tendo o princípio da dignidade humana como um dos princípios basilares do país, bem como a questão da efetivação da própria vida humana através da distribuição de alimentos sem glúten, e não somente a promoção e efetivação do direito à saúde. O Sistema Único de Saúde brasileiro, bem como a competência dos poderes públicos e os recursos financeiros a serem aplicados na área da saúde estiveram em pauta nestas reflexões teóricas. Concluiu-se haver obrigação do Estado no fornecimento de alimentos aos portadores de doença celíaca (DC), devendo ser efetivado a todo custo, sobrepondo-se aos problemas burocráticos do Sistema Único de Saúde e a alegações dos poderes públicos de ausência de recursos financeiros para sua promoção. Eis aí mais uma forma de se garantir o direito fundamental à saúde.
Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta em relação à forma como foi elaborada a pesquisa, a partir das informações contidas no texto acima.
1 - A pesquisa é de cunho descritiva, pois visa apenas a se familiarizar com o tema, não ocorre análise de dados e comentários críticos; o autor buscou apenas fazer um levantamento relacionado ao direito à saúde, por meio do fornecimento de alimentos sem glúten.
2 - O método de abordagem é dedutivo, pois parte de um direito geral relativo à saúde e chega a um ponto mais específico relacionado à alimentação sem glúten.
3 - O estudo de campo apresentado no texto acima deixa ainda mais evidente que a saúde é uma obrigação do Estado, é um direito fundamental pregado pela Constituição Federal, dessa forma, todo e qualquer cidadão, independente do problema, deve ser amparado pelo Estado para tratamento de sua saúde.
4 - O tipo de abordagem é o indutivo, haja vista que parte de uma informação particular sobre a problemática que envolve a saúde e chega a uma proposição geral.
5 - A pesquisa foi elaborada a partir de um estudo de caso, o qual pôde comprovar a relação entre os direitos à saúde, a uma alimentação saudável e à vida, seguindo as prerrogativas assumidas pela nossa Constituição Federal, a qual coloca a dignidade humana como um princípio fundamental.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Letra d.
Primeiramente, pode-se evidenciar que o método indutivo pode ser identificado como raciocínio que considera um caso em questão, algo analisado de forma particular, a fim de que o método científico da observação e da pesquisa proporcionem considerações em geral.
Por isso, esse estudo acima certamente pode ser enquadrado no ambiente de métodos de estudo que se dão por indução, partindo de dados específicos do estudo.
Respondido por
7
Resposta:
2 - O método de abordagem é dedutivo, pois parte de um direito geral relativo à saúde e chega a um ponto mais específico relacionado à alimentação sem glúten.
Explicação:
MINHA PROVA FOI CORRIGIDA INDICANDO ESTA COMO A CORRETA
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás