Direito, perguntado por kelenayres12, 11 meses atrás

URGENTE!!! O regime tributário também chamado de enquadramento tributário nada mais é que o conjunto de leis que define a quantidade e as espécies tributárias que serão pagas pela empresa durante sua vigência comercial. Atualmente há três regimes tributários na legislação brasileira: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Saber a diferença entre eles e analisar qual o melhor regime tributário para determinado ramo é imprescindível para o exercício do profissional contábil. Além do domínio do regime tributário é imprescindível que o contabilista tenha o entendimento acerca do fato gerador do tributo, o real local da incidência tributária para que o recolhimento seja realizado de forma correta e qual a alíquota aplicada naquela atividade, principalmente quanto ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) que é um imposto de competência dos Municípios e do Distrito Federal e tem como fato gerador a prestação de serviços constantes na lista anexa à Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003. Assim, considerando a importância destas identificações, analise o caso hipotético abaixo: JOÃO DA SILVA, BRASILEIRO, SOLTEIRO, CONTADOR, POSSUI EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI) COM FATURAMENTO ANUAL DE R$ 2.000.000,00 (DOIS MILHÕES DE REAIS). Diante do caso supra narrado respondam as questões abaixo: a) Qual o melhor regime tributário a ser adotado por João da Silva em sua empresa? b) Quais impostos são abarcados no regime tributário mencionado na letra A? c) Qual o imposto municipal será devido pela empresa João da Silva EIRELI? d) Considerando o caso hipotético acima narrado e com base na legislação, comente sobre a aplicação da alíquota do Imposto Municipal ao caso.


juanigor12: Minha resposta é a seguinte:
a) R: A melhor opção para a empresa é o Simples Nacional, por conta do faturamento anual da empresa não ultrapassar o limite de 4.800.000,00 e, usando como base o faturamento de 12 meses de 2.000.000,00, a alíquota efetiva do Simples Nacional, que engloba ISSQN, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e Contribuição previdenciária, é de 14,72%.
juanigor12: O lucro presumido para a empresa não é vantajoso, pois como possui atividade de prestação de serviços, a presunção do seu lucro seria de 32% o que acarretaria um percentual total de tributos federais efetivo de 11,33%, divididos em 4,80% de IRPJ, sem considerar o adicional de 10%, 2,88% de CSLL, 0,65% de PIS e 3% de COFINS.
juanigor12: O lucro real também não seria vantajoso, visto que as alíquotas de IRPJ e CSLL são 15% e 9% sobre o lucro, sem considerar o adicional de 10% do IRPJ, e normalmente empresas de prestação de serviço não possuem despesas significativas que reduzam o lucro tributável, o que acarretaria uma tributação efetiva sobre o faturamento, mais alta que do Simples Nacional.
juanigor12: No lucro real, além do IRPJ e CSLL, há o PIS e a COFINS às alíquotas de 1,65% e 7,6%, apuradas através do regime não cumulativo, que não se torna vantajoso, pois na prestação de serviços não há insumos ou serviços contratados que ensejem créditos suficientes para reduzir a carga tributária sobre o faturamento.
juanigor12: Além desses tributos, nos regimes real e presumido, ainda seria exigido o ISSQN e os tributos sobre a folha de pagamento que são muito superiores ao aplicado no simples nacional.
juanigor12: Além das obrigações principais, nos regimes real e presumido, a empresa possuiria obrigações acessórias mais complexas, que aumentariam o custo e o risco tributário da empresa.
juanigor12: b) R: No simples nacional são recolhidos o IRPJ e o ISSQN, além da contribuição previdenciária, PIS, COFINS e CSLL.
juanigor12: c) R: Por ser uma empresa que presta serviço de contabilidade a empresa deverá recolher o imposto sobre serviços de qualquer natureza, ISSQN.
juanigor12: d) R: O ISSQN é um imposto de competência municipal, portanto, as diretrizes de aplicação do tributo são determinadas por cada município obedecendo ao limite de 5% da alíquota conforme estabelece a LCP 116/03.
juanigor12: Porém, de acordo com a LCP 116/03, o cálculo do tributo devido, em regra geral, é o preço do serviço multiplicado pela alíquota aplicada ao tipo do serviço prestado.

Soluções para a tarefa

Respondido por jsoliveira1962
1

A pergunta da questão Resposta:a) Qual o melhor regime tributário a ser adotado por João da Silva em sua empresa?

já sabe EIRELI  

b) Quais impostos são abarcados no regime tributário mencionado na letra A?  

TEM QUE ANALISAR ESTUDO DE CASO QUE TEM A RESPOSTA

c) Qual o imposto municipal será devido pela empresa João da Silva EIRELI?

d) Considerando o caso hipotético acima narrado e com base na legislação, comente sobre a aplicação da alíquota do Imposto Municipal ao caso.

AQUI E COMENTAR A ALÍQUOTA

Explicação:

Perguntas interessantes