URGENTE !!!!!
O realismo é a tendência literária que procura representar, acima de tudo, a verdade. Ele se aproxima do naturalismo tanto cronologicamente como na essência. Afrânio Coutinho afirma que o Naturalismo “é um Realismo a que se acrescentam certos elementos, que o distinguem e tornam inconfundível sua fisionomia em relação a ele.” [COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil]
Nessa atividade, você deverá elaborar um quadro comparativo entre as duas estéticas literárias. Nesse quadro, você deve analisar:
- principais autores
- forma de “enxergar” a sociedade
- a forma de apreender o homem.
- as principais críticas de cada uma.
- os temas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Realismo: Surge na Europa, especificamente na França, como resposta ao sentimentalismo exagerado do romantismo, em um momento histórico repleto de revoltas bem como de manifestações sociais. A revolução industrial foi altamente impulsionada por tais ideias, fazendo elevadas críticas a situações sociais inerentes à produção.
Naturalismo: Voltado para questões socias, por vezes apresentado como ramificação do realismo, apontou fortes críticas à escravatura, em meio à introdução das máquinas no meio produtivo.
Perguntas interessantes