URGENTE
O Islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo. Seu surgimento remonta ao século VII e deu-se por meio das pregações realizadas por Muhammad, seu profeta.
Leia ao texto com atenção.
O grupo autodenominado Estado Islâmico tem causado temor no mundo todo, principalmente por suas declarações contra o Ocidente. Isso tem aumentado a atual onda islamofóbica e intensificado os debates sobre a entrada de refugiados muçulmanos na Europa e nos Estados Unidos.
Em primeiro lugar, é importante diferenciar árabes de muçulmanos, já que nem todo árabe é muçulmano e vice-versa.
Os árabes são os integrantes de um povo heterogêneo, originário da península Arábica, e habitam principalmente o Oriente Médio, região situada entre a Ásia e a África. As religiões predominantes entre os árabes são o islamismo, o cristianismo e o judaísmo.
Já os muçulmanos são os indivíduos que aderem ao Islamismo, religião monoteísta fundada pelo profeta árabe Maomé. O Alcorão é o livro sagrado do Islã, texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (Alá, em árabe).
Fundamentalistas são encontrados entre diversas religiões e pregam que os dogmas de seus livros sagrados sejam seguidos à risca e literalmente. O termo surgiu no começo do século XX nos Estados Unidos, quando protestantes determinaram que a fé cristã exigia acreditar em tudo o que está escrito na Bíblia.
Os ataques de 11 de setembro de 2001, organizados pelo grupo fundamentalista sunita Al Qaeda, reacenderam a preocupação contra fundamentalistas e criaram dois mitos frequentes: o de que todo fundamentalista é muçulmano e o de que todo muçulmano é terrorista.
Há grupos fundamentalistas em todas as religiões, porém nem todos praticam atos de terrorismo. O fundamentalismo cristão, por exemplo, defende que a sociedade e a ciência devem se basear estritamente nos ensinamentos da Bíblia, mas, apesar existirem ações de violência isoladas contra os que violam esse entendimento, não há grupos organizados que praticam atos terroristas.
Diferentemente do que muitos afirmam o Alcorão não prega a violência. Os que o utilizam com esse propósito fazem suas próprias interpretações para justificar seus atos.
Agora responda corretamente:
1) Procure em um dicionário ou na internet significado da palavra “Islamofobia”:
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________.
2) De acordo com texto, todo árabe é muçulmano? Explique:
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________.
3) De acordo com o que foi estudado, o que significa a palavra ‘sunita’ no sexto parágrafo?
_______________________________________________________________________
__________________________________________________________________________.
4) De acordo com texto, todo fundamentalista pratica atos de terrorismo?
__________________________________________________________________________.
5) Que é o Islamismo?
__________________________________________________________________________.
6) Como surgiu o Islamismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Islamofobia é o sentimento de repugnância ou de repúdio em relação aos muçulmanos e ao Islamismo em geral.
2)
Não, pois existem muçulmano é uma pessoa que segue o islamismo e existem arabes que seguem outras religiões.
3)
É uma religião surgida no século 7º, na península Arábica, após a revelação ... de misticismo, defendem que Ismail, filho mais velho do sexto imã.
4)
sim.
terrorismo se tornou um fenômeno e uma tática comum no Oriente Médio a partir da derrubada do Xá do Irã, ocorrida em 1979.
5)
religião caracterizada por monoteísmo estrito e síntese entre fé religiosa e organização sociopolítica, fundada pelo profeta árabe Maomé (570 ou 580-632), que codificou sua doutrina em um livro sagrado, o Corão, que se tornou o fundamento escrito da fé muçulmana
6)
Seu surgimento remonta ao século VII e deu-se por meio das pregações realizadas por Muhammad, seu profeta. O islamismo é uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (conhecido em português como Maomé)