Sociologia, perguntado por vitoriabiella, 11 meses atrás

URGENTE ME AJUDA POR FAVOR Na primeira república brasileira, o que era ser cidadão de acordo com a constituição da época? O que isso afirmou em relação às mulheres?

Soluções para a tarefa

Respondido por wisfarma
1

Resposta:

No tempo da primeira República brasileira, a participação política da população praticamente não se alterou. O voto, por exemplo, era um direito somente de homens alfabetizados e maiores de 21 anos. As mulheres continuaram, excluídas, isto é, não podiam votar. Como a maioria da população era analfabeta, não podia participar  efetivamente da escolha dos governantes.

Mesmo quem podia votar, enfrentava problemas. No início do período Republicano, o voto era aberto, ou seja, o eleitor tinha que declarar em quem estava votando. Assim, os fazendeiros ricos, conhecidos como coronéis, praticamente obrigavam os eleitores a votar em seus candidatos.

Foi somente com a Constituição de 1934 que todos os homens e mulheres com mais de 18 anos tiveram o direito de votar.

Explicação:

somente eram considerados cidadãos aqueles que podiam votar.

Eram excluídos da cidadania as mulheres, analfabetos, escravos, índios e aqueles que não possuíssem renda necessária para exercer o voto.


t3edyy: A Constituição definia juridicamente aqueles que usufruiriam a condição de cidadão, a quem ficava assegurada a inviolabilidade dos direitos civis e políticos, tendo por base a liberdade, a segurança individual e a propriedade
Perguntas interessantes