URGENTE Há quase duas décadas o relógio não tocava as canções devido a problemas técnicos, vandalismo, furto de peças e desgaste natural. É uma música diferente para cada hora redonda, das 7h às 21h, num repertório variado que permeia da clássica “Aleluia”, de Haendel, à marchinha “Tá chegando a hora”, de Rubens Campos e Henricão, passando por “Cidade Maravilhosa”, de André Filho; “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Valsa de uma cidade”, de Ismael Netto e Antonio Maria, e As Bachiana no 5 de Villa Lobos. Como já era tradição, às 18h toca Ave Maria, de Gounod. A sequência é sempre a mesma da última reforma da peça, em 1999, que passou a marcar as horas por toques de sino. O relógio faz parte da história do Rio e do Brasil, e desde 1983 é tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), que colaborou com a restauração, acompanhando e orientando a reforma. O monumento originariamente era um lampadário da Cidade. Composto de uma base de cantaria circular, que sustenta um conjunto alegórico, formado por outra base circular em ferro fundido, que apoia três figuras femininas aladas, que representam o Comércio, a Industria e a Navegação Horários e Canções • 7h Aleluia • 8h Asa Branca • 9h Cidade Maravilhosa • 10h Trenzinho Caipira • 11h Valsa de uma Cidade • 12h Jesus Alegria dos Homens • 13h Aquarela do Brasil • 14h Tico Tico no Fubá • 15h Cidade Maravilhosa • 16h O Guarani • 17h Bachianas Brasileiras no 5 • 18h Ave Maria • 19h Luar do Sertão • 20h Prenda Minha • 21h Tá Chegando a Hora. Suponha que o ponteiro maior desse relógio tenha 50cm enquanto o menor tenha 30cm. Dessa forma, quando o relógio toca a canção “ O Guarani “, qual é a distância entre os extremos dos dois ponteiros?
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Resposta:
16 horas, 35 cm. Eu só estou supondo os centímetros.
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