Geografia, perguntado por analuisasecrets, 6 meses atrás

URGENTE
eu tenho que fazer um trabalho sobre Peru e Equador com:
⁃ Caracterização geral econômica e social
⁃ Atualidades
mas o professor não ensinou nada. por favor me falem o que vocês sabem sobre isso.

Soluções para a tarefa

Respondido por nathalialopes96
2

Resposta:

Dados do Equador:

Extensão territorial: 283.561 km².

Localização: América do Sul.

Capital: Quito.

Clima: Equatorial (zona litorânea) e equatorial de altitude (interior).

Governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 21 províncias subdivididas em cantões e paróquias.

Idioma: Espanhol.

Religião: Cristianismo, 97,5% (católicos, 92%, outros, 5,5%), outras, 1%, sem religião e ateísmo, 1,5%.

População: 13.625.069 habitantes. (Homens: 6.824.856; Mulheres: 6.800.213).

Composição Étnica: Eurameríndios, 55%, ameríndios, 25%, europeus ibéricos, 10%, afro-americanos, 10%.

Densidade demográfica: 48 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 1%.

População residente em área urbana: 66,31%.  

População residente em área rural: 33,69%.  

População subnutrida: 15%.

Esperança de vida ao nascer: 74,8 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 95%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 84%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,695 (alto).

Moeda: Dólar americano.

Produto Interno Bruto (PIB): 44.400 milhões de US$.

PIB per capita: 3.328 de US$.

PERU

Gentílico: peruano (a).

Capital: Lima.

Língua oficial: espanhol e línguas cooficiais como quíchua e aimará.

Governo: República Presidencialista.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,723 (alto).

Moeda: Nuevo Sol.

Localização: oeste da América do Sul.

Religião: Cristianismo (92,5% de católicos e 5,5% protestantes) e outras religiões 2%.

Explicação:

EQUADOR - Localizado no noroeste da América do Sul, o território do Equador limita-se com a Colômbia (ao norte), Peru (ao sul e a leste) e com o oceano Pacífico (a oeste). Seu nome origina-se da linha imaginária que divide o planeta em dois hemisférios e que atravessa o país em toda a sua dimensão. Além do território continental, também faz parte do país, as ilhas Galápagos (localizadas a 960 quilômetros), muito conhecidas por terem sido estudadas por Charles Darwin, que elaborou a Teoria da Evolução das Espécies.

O Equador foi colônia espanhola, após várias tentativas de independência, o general Antonio José de Sucre, enviado de Simón Bolívar, derrotou o exército espanhol em 1822. O país, juntamente com a Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá, passou a integrar a Federação da Grã-Colômbia. No dia 24 de maio de 1830, o Equador tornou-se um estado autônomo, oficializando sua independência.

Seu território, no noroeste da América do Sul, é cortado por duas cadeias montanhosas da Cordilheira dos Andes. Entre elas há um planalto central (altiplano), onde fica Quito, a capital, e onde predominam moradores de origem indígena. No litoral, habitado principalmente por negros, mulatos e descendentes de europeus, desenvolvem-se as culturas de café, cacau e, em especial, a banana, produto do qual o Equador é um dos grandes exportadores mundiais.

Coberta pela selva amazônica, a região leste possui importantes reservas de petróleo. Em 2001, uma grave crise econômica levou o governo a abandonar a moeda nacional, o sucre, e a adotar o dólar. Em fins de 2006, Rafael Correa foi eleito presidente da República.

PERU

O Peru é um país sul-americano localizado no hemisfério sul ocidental, seu território é banhado pelo oceano Pacífico a oeste, limita-se ainda ao sul com o Chile; a leste, com o Brasil e a Bolívia; e a norte, com o Equador e a Colômbia.

O território do país abrange uma área de 1.285.216 km², onde vivem cerca de 29 milhões de habitantes. O país apresenta ao longo de sua superfície uma grande variedade de paisagens, variando em planícies, na costa do Pacifico; picos elevados, na Cordilheira dos Andes; e a Floresta Amazônica, no leste.

O Peru abriga o lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca, com 3.821 metros de altitude.

O país apresenta diferentes características climáticas, próximo ao litoral praticamente não chove, onde se verifica duas estações: uma quente (novembro a março) e uma fria (abril a novembro). Na região da floresta Amazônica há um alto índice de pluviosidade.

A mineração figura como uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no país, com destaque para exploração de prata, cobre, zinco e estanho. Na agricultura comercial os principais cultivos são de cana-de-açúcar, algodão, café e trigo. Na agricultura de subsistência os principais produtos são milho e batata. O país se destaca também na atividade pesqueira, é um dos maiores produtores de pescados do mundo.

A população peruana é majoritariamente constituída por ameríndios, respondendo por 45% do total de habitantes. Os mestiços (mistura entre ameríndios e europeus) respondem por 37% da população; descendentes de europeus, 15%; e o restante (3%) são africanos, japoneses e chineses.

Respondido por irmaossantos2020
1

Peru

Caracterização econômica e social

A economia do Peru foi baseada na exploração de minérios como a prata (terceiro produtor mundial) e o cobre (oitavo). Hoje é uma economia emergente com grande capacidade de diversificação. A taxa de pobreza, segundo dados oficiais é de 22,7% e a taxa de pobreza extrema é de 4,2%.

A economia do Peru registou o maior crescimento na América Latina em 2015, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), chegando a 3%, maior do que países como o Brasil, estimada em 0,03% em 2015.

Atualidades

A crise no Peru - Aconteceu no dia 30 de setembro de 2019.  

Nesse dia, o atual presidente do Peru, Martín Vizcarra, utilizou um instrumento previsto no artigo 134 da Constituição do país. De acordo com esse artigo:

O Presidente da República está facultado a dissolver o Congresso se este tiver censurado ou negado sua confiança a dois Conselhos de Ministros […] (Tradução do autor)

Equador

Caracterização geral econômica e social

A economia equatoriana (cuja moeda é o dólar americano, desde o ano 2000) é a 8ª maior da América. Em l965, o Equador aprovou uma lei de desenvolvimento industrial que facilitou a expansão das fábricas têxteis, de artigos elétricos e farmacêuticos, entre outros.  

Em 1970, incrementou-se a produção e exportação de petróleo, que culminou com a construção do oleoduto chamado transequatoriano para levar o óleo do interior do país até os portos. O ingresso do Equador, em 1995, na Organização Mundial do Comércio deu um grande impulso a sua economia. Este país integra também o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações.

Atualidades

Em meio à escalada de protestos contra o governo, no dia 20 de abril o Congresso do Equador destituiu da Presidência Lucio Gutiérrez, que pediu asilo ao Brasil. O vice-presidente, Alfredo Palacio, adversário de Gutiérrez, assumiu o Poder Executivo.

Brasília concedeu asilo a Lucio Gutiérrez, que, após a destituição, se refugiou na residência da embaixada brasileira em Quito, aguardando garantias para se locomover até o aeroporto e embarcar para Brasília. Ele chegou ao Brasil no dia 21 de abril a bordo de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Logo após a destituição, a procuradora-geral do Equador, Cyntia Viteri, havia ordenado a prisão de Gutiérrez, por ter ordenado à polícia ..


irmaossantos2020: Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes