História, perguntado por alicelila, 10 meses atrás

Urgente dou 50 pontos pra quem responder
a questão 13 e 14 pf

Questão 13
A ) Identifique duas manifestações da crise do século XIV
B )Aponte duas características dos Estados absolutistas
Questão 14
Em 1534 o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso território brasileiro a letra A ) por que Portugal levou 34 anos até que efetivação e colonização do Brasil ??
letra B )que atividades econômicas eram realizadas na colônia portuguesa até 1934 ??
letras D )
porque o sistema de capitanias não deu certo ??
letra E ) qual o produto escolhido por Portugal para a colonização do Brasil ??

Soluções para a tarefa

Respondido por Kari2001
0

Resposta:

Explicação:

13)

a)A exploração predatória e extensiva dos domínios, que caracterizara a agricultura feudal, fazia com que o aumento da produção se desse, em sua maior parte, com a anexação de novas áreas  e não com a melhoria das técnicas de cultivo. Agravaram-se as contradições entre o campo e a cidade da Idade Média. A produção agrícola não respondia às exigências das cidades em crescimento. Nos séculos XI, XII e primeira metade do século XIII, a utilização de novas terras e as inovações técnicas permitiram uma ampliação da produção. Na última década do século XIII já não restavam terras por ocupar, e as utilizadas estavam cansadas, gerando uma baixa produtividade. As inovações técnicas anteriores já não respondiam às novas necessidades. Além disso, a substituição do trabalho assalariado ocorria muito lentamente. Com a insuficiente produção agrícola e a estagnação do comércio, a fome se alastrou pela Europa, era o prelúdio do fim do sistema feudal e consequentemente o fim da Idade Média.

b)A transmissão hereditária era normal, assim o poder se concentrava em poucas famílias e dinastias. Os nobres eram “parasitas” do Estado, pois o rei os sustentava, evitando conflitos com essa classe social. Durante o governo de Luis XIV, da França, foi construído o Palácio de Versalhes, que servia de moradia para a Nobreza.

14)

a) Portugal, após ter chegado às Índias com Vasco da Gama em 1498, empenhou-se nas três décadas seguintes (início do século XVI) em expandir e fortalecer o rico comércio das especiarias orientais da Ásia, e deixou o Brasil à mercê dos aventureiros interessados em lucrar com a extração do pau-brasil.

Quando os lucros das especiarias começaram a ficar mais reduzidos por causa do aumento dos gastos para manter os domínios portugueses na África e na Ásia (naufrágios, estabelecimento de fortes e de feitorias, revoltas das populações locais, expulsão dos portugueses etc.), Portugal sentiu-se mais interessado em colonizar a terra brasileira, mesmo porque os adelantados espanhóis Cortez e Pizarro haviam descoberto as civilizações dos astecas e incas, ricas em ouro e prata na América.

Era provável a existência de metais preciosos também no Brasil, e, enquanto estes não eram localizados, optou-se pela colonização através do sistema de capitanias hereditárias e pela introdução da agricultura canavieira.

b)O pau-brasil foi a primeira atividade econômica exercida no país, mas com o uso excessivo, a árvore se tornou rara. Posteriormente, foram introduzidas as culturas de algodão, tabaco, cana-de-açúcar e a mineração.

c)O sistema não funcionou muito bem. Apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco deram certo. Podemos citar como motivos do fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), a falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas

e)O produto escolhido foi o açúcar, extraído da cana. Neste período, o açúcar era considerado artigo de luxo e o lucro obtido com a comercialização do mesmo era alto. O clima tropical do Brasil foi um fator que também auxiliou neste processo.

Perguntas interessantes