História, perguntado por manutbest, 5 meses atrás

URGENTE!!!

Alguns autores utilizam o termo "colonização interna" para se referir ao período pós-fundação da União da África do Sul, uma vez que as características de uma típica relação colonial eram encontradas dentro das fronteiras do país.


a) Que valores e práticas típicas do colonialismo você identifica no período pós-fundação da União da África do Sul?

b) É possível dizer que a fundação da União da África do Sul foi pautada pela consolidação da cidadania e dos direitos sociais no país? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasnmattos
4

a) A bandeira com diversas referências aos colonizadores ingleses e holandeses e a divisão do território entre negros e brancos são características essencialmente coloniais ocorridas após a fundação da União da África do Sul.

b) Não, pois as leis da União sul-Africana continuaram a seguir no sentido da segregação, inclusive criando as bases jurídicas para o Apartheid.

A criação da União da África do Sul

O território hoje conhecido como África do Sul tem um longo histórico de ocupação e colonização europeia. Ingleses e holandeses travaram intensos conflitos por essas terras, e em 1910 as quatro principais colônias do território (Transvaal, Orange, Cabo e Natal) se uniram para formar a União da África do Sul, em meio ao território britânico.

Porém, esse não foi um movimento no sentido de buscar a independência do país e a liberdade de seu povo. Pelo contrário, foi um movimento segregador, que dividia o território entre negros e brancos, a partir do princípio do "desenvolvimento separado" que deu origem ao Apartheid.

As áreas reservados aos negros eram poucas, causando grandes problemas como o adensamento populacional e dificuldades na produção agropecuária. Ademais, a população branca concentrava aproximadamente 75% da riqueza do território.

Para saber mais sobre o Apartheid, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/11050108

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes