História, perguntado por affstosemideia, 1 ano atrás

URGENTE-A organização dos Estados nacionais na modernidade foi motivado por diversos acontecimentos importantes que faziam parte do contexto histórico europeu, na transição do sistema feudal para uma sociedade de ordem burguesa. Sobre esse contexto é correto afirmar:



( ) O Estado unificado representou a consonância entre o rei e a comunidade, tornando-se a própria base para o pleno desenvolvimento socioeconômico.



( ) Nos países ibéricos, o desenvolvimento da burguesia e das atividades econômicas mercantis favoreceu a implantação do regime absolutista, uma vez que os conflitos existentes entre os nobres e os comerciantes exigiram a instalação imediata de uma nova ordem política.



( ) Estatuto político tipicamente feudal, a Carta Magna, assinada em 1215, estabelecia os limites do poder real, fixando direitos e deveres da monarquia inglesa.



( ) Os teóricos do absolutismo ao justificarem o poder dos reis baseados em teorias filosóficas, que certamente refletiam o desejo de camadas sociais, interessadas na manutenção da autoridade centralizada, empreenderam uma profunda reflexão sobre o Estado e a política, procurando chegar a conclusões acerca do modelo ideal de poder.



( ) A França monárquica ofereceu o modelo mais elaborado da centralização absolutista do poder, sendo colocada em termos mais explícitos pelos reis da dinastia Bourbon.



A V,V,F,F, V
B V,V,V,V, V
C F,F,V,V, F
D V,F,F,V, V
E V,V,V,F, F

Soluções para a tarefa

Respondido por daianeferreira21
4

(D) VFFVV

Explicação:

POR CAUSA DA MONARQUIA


beatrizpiresdinizmat: (B)
Respondido por leticiacunha0369
0

Resposta:

Letra B

Explicação:

O processo de formação de monarquias com poder centralizado na Europa iniciou-se no século XI e consolidou-se entre os séculos XIV e XVI. Ao final de alguns séculos, esse processo daria origem a muitos dos países atuais da Europa, como França, Portugal e Espanha. Entretanto, ele não ocorreu ao mesmo tempo e da mesma maneira em todos os lugares do continente. Em regiões como a península Itálica e o norte da Europa nem chegaria a se consolidar. Para a burguesia, novo grupo social se formava, a descentralização política do feudalismo era inconveniente. Isso porque submetia os burgueses aos impostos cobrados pelos senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de moeda comum e de pesos e medidas padronizados Essas circunstâncias acabaram aproximando os burgueses dos reis, interessados em concentrar o poder em suas mãos. Nessa aliança, a burguesia contribuía com o dinheiro e o rei, com medidas políticas que favoreciam o comércio.  O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal. Essa mesma nobreza feudal, por sua vez, encontrava-se enfraquecida pelos gastos com as Cruzadas e tinha necessidade de um apoio forte, até mesmo para se defender das revoltas camponesas, que se intensificavam. Procurou esse apoio nos reis, apesar de muitas vezes se sentir prejudicada com a política da realeza em favor da burguesia, que colocava fim inúmeros privilégios feudais. Dividido entre a burguesia e a nobreza feudal, o rei serviu como uma espécie de mediador entre os interesses dos dois grupos. Ao final de um longo período, esse processo acabou possibilitando a formação de um poder centralizado e a consolidação de uma unidade territorial.

Perguntas interessantes