URGENTE
1. No gráfico A, de que forma se propagam as ondas P da crosta até a descontinuidade de moho? Explique o que a variação dessas ondas pode indicar sobre as rochas da crosta.
2. De que forma a velocidade das ondas P diferencia a litosfera (rochas sólidas) da astenosfera (rochas menos densas em ponto de fusão)?
3. No gráfico B, de que maneira as velocidades das ondas P e S marcam as descontinuidades entre as camadas do manto, núcleo externo e núcleo interno e respectivos estados físicos?
4. De que maneira a utilização de sismógrafos e os estudos das ondas sísmicas podem auxiliar na identificação e delimitação das camadas internas da terra?
Soluções para a tarefa
1. No gráfico A as ondas P se propagam de maneira mais rápida mesosfera, diminuindo de velocidade na astenosfera, voltando a aumentar um pouco na litosfera e sendo muito mais devagar após passar pelo moho e estar na crosta, considerando é claro que ela se iniciou na Mesosfera.
2. A diferença das ondas P na litosfera e na astenosfera é que na litosfera a velocidade é maior, visto que existe matéria sólida para que elas se propaguem mais facilmente.
3. No gráfico B a velocidade das ondas P é maior no manto inferior, atingindo o seu ápice, enquanto que as ondas S mantém-se estáveis no Núcleo Interno e se descontinuam no manto inferior.
4. A utilização de sismógrafos nos ajuda a identificar a delimitação das camadas interiores da terra em função da capacidade de tornar possível a identificação das camadas por meio da velocidade das ondas.
Abraços!