“Urbano II havia lançado em Clermont o apelo à Cruzada, cujos mecanismos e a própria ideia tinham sido elaborados na Espanha. O paralelismo entre os movimentos de Cruzada e de Reconquista é evidente não apenas do ponto de vista cronológico. Tanto no leste quanto no oeste, a Cristandade, cada vez mais consciente de sua força espiritual e militar, defronta-se com um islã cuja composição étnica, política e cultural se modificando em benefício de povos não árabes - mas rapidamente arabizados - que aparecem como uma ameaça ao mundo cristão: turcos seldjúcidas de um lado, berberes almorávidas de outro”.
A partir do trecho extraído, considere as afirmativas a seguir:
I. Os seldjúcidas eram um povo nômade turco que aderiram à religião islâmica sunita e colaboraram para a conformação da cultura persa na Ásia medieval Central e Ocidental.
II. Urbano II é a personagem central da retomada das alianças entre cristãos e árabes no Reino Latino de Jerusalém.
III. As Cruzadas e a Reconquista são parte de um processo religioso, militar e territorial de (re)tomada de territórios antes ocupados por árabes islâmicos.
IV. O Islamismo obteve rápida penetração no Oriente Médio, e sua expansão e a consequente conformação de califados conformavam um risco à existência de reinos bárbaros cristãos na Europa.
É correto o que se afirma em:
amandagita:
Carol, também estou tentando responder está questão, caso consiga responder posto aqui
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
I, III e IV
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás