Geografia, perguntado por karoliniialves3968, 10 meses atrás

(UPM-SP) A Questão Basca: grupo separatista ETA anuncia trégua permanente. (Silvana Aline Soares Simon (Divulgação Científica em Relações Internacionais) - 10/01/2011). A imprensa internacional, nas últimas décadas, tem dado destaque às atividades do grupo basco ETA que, por meio de seus atentados, se chocava com o Estado espanhol. No último dia 10 de janeiro, 51 anos após o início de suas atividades, o grupo anunciou, no jornal independente basco Gara, uma trégua geral e permanente. A respeito do tema, é correto afirmar que:

a) os bascos são um povo de origem desconhecida e estão divididos entre a Espanha e o norte de Portugal. Mesmo passando por longos períodos de dominação, lutam pelo reconhecimento internacional do seu país, por meio de um território definido.
b) em 1959 surgiu, no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, o movimento ETA, um grupo de tendência socialista e com ideais separatistas. A ação do grupo centrou-se nas táticas de guerrilha urbana, praticando atentados contra autoridades governamentais ligadas ao ditador Francisco Franco.
c) o ETA usa de práticas terroristas na França desde o final do século XIX, buscando garantir a liberdade religiosa, já que a maioria professa a religião muçulmana.
d) o povo Basco teria chegado à península ibérica há mais de 4000 anos. Devido às intensas perseguições, teve a sua cultura e a sua língua dizimadas ao longo do tempo, restando, hoje, pouco de sua cultura original.
e) na década de 1990, a ação terrorista basca matou militares, políticos, juizes, entre outras autoridades locais, trazendo, para a população, a sensação de possíveis conquistas por sua liberdade. O ETA recebe apoio irrestrito da população, porém não consegue atingir seus objetivos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
58
Alternativa correta: B

Os bascos ocupam regiões entre a França e a Espanha, possuem cultura e idioma próprios, fortemente preservados ao longo do tempo. Têm forte sentimento nacionalista, e o movimento ETA surgiu no fim da década de 1950 com intuitos separatistas, herança de uma movimentação anterior fortemente reprimida pelo governo ditatorial de Franco na Espanha, e pregava a luta armada para a conquista de seus ideias, chegando a realizar uma série de atentados. 2011 marca o fim definitivo da organização.
Respondido por justforthebois123
12

Resposta:

b) em 1959 surgiu, no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, o movimento ETA, um grupo de tendência socialista e com ideais separatistas. A ação do grupo centrou-se nas táticas de guerrilha urbana, praticando atentados contra autoridades governamentais ligadas ao ditador Francisco Franco.

Explicação:

(geekie)

Durante anos o ETA lutou contra a ditadura franquista, a fim de preservar a própria cultura e reivindicar independência. Suas ações terroristas nunca tiveram apoio popular, nem mesmo entre a comunidade basca. Com o fim do regime autoritário nos anos 1970, o novo governo democrático espanhol garantiu mais autonomia às diferentes etnias que convivem dentro do país, esvaziando as ações do ETA até a sua anunciada trégua permanente, no início de 2011.

Anexos:
Perguntas interessantes