UPE).
“Em 30 de maio de 2008, morreu Lorenzo Odone aos 30 anos, vítima de doença que motivou um esforço sobre humano por parte de seus pais para salvá-lo e inspirou o filme indicado ao Oscar "O Óleo de Lorenzo.”
Adaptado Jornal "Washington Post". 2008.
Lorenzo padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas, que destroem o sistema neurológico. A enfermidade deriva normalmente de uma falha cerebral e causa morte, embora Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos. A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina. A ADL é associada a defeitos em uma proteína de membrana transportadora de ácidos graxos para o interior de uma determinada organela, onde sofreriam a beta-oxidação.
Dentre as organelas abaixo, qual está envolvida nesse mecanismo?
a) Complexo de Golgiense
b) Lisossomo
c) Peroxissomo
d) Mitocôndria
e) Retículo endoplasmático granular.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Letra C
Explicação:
É importante lembrar que temos uma organela nas células, chamada peroxissomo, responsável pela eliminação do excesso de ácido graxo. Como Lorenzo tinha uma falha genética de uma enzima responsável pela absorção de ácido graxo nessa organela, ele o acumulava no sangue.
Respondido por
0
Resposta:
c
Explicação:
pois ajuda na desintoxicação
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Lógica,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás