Português, perguntado por mkarolinaa, 1 ano atrás

(Unisinos, adaptada) A concordância nominal, em gênero e número, ocorre entre substantivo e adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral e particípio. A partir disso, o caso de concordância considerado inaceitável aparece em: Escolha uma: a. É necessário certeza. b. Nunca houve divergências entre mim e ti. c. Ele tinha o corpo e o rosto arranhados. d. Tinha vãs esperanças e temores. e. Recebeu o cravo e a rosa perfumado.

Soluções para a tarefa

Respondido por andreapuccini
102
Comentários:

Opção "a": Expressões como "é necessário, é preciso, é bom", por exemplo, quando se referem a nomes sem elementos determinantes, são invariáveis. Então, esta opção está correta.

Opção "b": O verbo "haver", no sentido de existir, é impessoal, então fica sempre no singular. Esta opção está correta.

Opção "c": no caso de adjetivo posposto a dois ou mais substantivos, deve concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo, se apenas a ele se refere; deverá ficar no plural quando se referir a todos os substantivos; se todos os substantivos são do mesmo gênero, o gênero do adjetivo deve ser o mesmo. Assim, a opção "c" está correta. O adjetivo está no plural porque se refere a ambos os substantivos "corpo" e "rosto". Além disso, está no masculino.

Opção "d": no caso de adjetivo anteposto ao substantivo, o adjetivo geralmente concorda com o substantivo mais próximo. Esta opção está correta, porque "vãs" concorda com "esperanças".

Opção "e": a regra aplicável é a mesma da opção "c". Assim, esta opção está errada. Se o adjetivo "perfumado" faz referência apenas à rosa, deveria estar no feminino. Se faz referência ao cravo e à rosa, deveria estar no plural e no masculino.


Resposta: letra "e".

NinaRibeiro323: obrigado!
Respondido por cdsfloide
47

letra e pois os substativos não estão concordando em número

Perguntas interessantes