Sociologia, perguntado por luizfoz2018moraes, 7 meses atrás

(UNIOESTE)
Darcy Ribeiro, na obra O Povo Brasileiro, afirma: "Nós, brasileiros, somos um povo sem ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela, fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos oriundos da mestiçagem viveu por séculos sem consciência de si, afundada na ninguendade. Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, de brasileiros".

a) A identidade nacional brasileira nasceu da mestiçagem entre diversos grupos étnicos.
b) A miscigenação do povo brasileiro se deu fisicamente e no seu modo de ser e agir.
c) A mestiçagem no Brasil foi um obstáculo para a construção de uma identidade nacional.
d) As identidades não são coisas com as quais nascemos, são formadas e transformadas no interior das representações
coletivas.​


lucyasilva21r: A questão está incompleta? Não estou vendo o comando da questão! A questão quer a alternativa correta ou incorreta?
luizfoz2018moraes: provavelmente a correta

Soluções para a tarefa

Respondido por giovane13galdino
7

Resposta:

Darcy Ribeiro, em seus estudos, atribui grande valor à mestiçagem no processo de formação da sociedade brasileira. O autor trabalha o conceito de "ninguendade" ao falar sobre a identidade nacional, que mais tarde tornou-se o brasileiro, fruto da miscigenação. Observe o trecho: “Nós, brasileiros, somos um povo [...] mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela, fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo."

Por isso, é incorreto afirmar que a mestiçagem no Brasil foi um erro histórico, como aponta a alternativa C. Não foi um obstáculo para a construção de uma identidade nacional, muito pelo contrário: segundo Ribeiro, a mestiçagem é o elemento chave na construção da identidade nacional brasileira.

Perguntas interessantes