(Unioeste 2012) Émile Durkheim é considerado um dos fundadores das Ciências Sociais e entre as suas diversas obras se destacam "As Regras do Método Sociológico", "O Suicídio" e "Da Divisão do Trabalho Social". Sobre este último estudo, é correto afirmar que a solidariedade orgânica refere-se às relações sociais estabelecidas nas sociedades mais tradicionais. O nome remete ao entendimento da harmonia existentes nas comunidades de menor taxa demográfica. a divisão do trabalho possui um importante papel social. Muito além do aumento da produtividade econômica, a divisão garante a coesão social ao possibilitar o surgimento de um tipo específico de solidariedade. a consciência coletiva está vinculada exclusivamente às ações sociais filantrópicas estabelecidas pelos indivíduos na contemporaneidade, não tendo nenhuma relação com tradições e valores morais comuns. a solidariedade mecânica é o resultado do desenvolvimento da industrialização, que garantiu uma robotização dos comportamentos humanos. indiferente dos tipos de solidariedade predominantes, o crime necessita ser punido por representar uma ofensa às liberdades e à consciência individual existente em cada ser humano.
Soluções para a tarefa
Olá!
Quanto ao texto, podemos refletir que a solidariedade mecânica está pautada na semelhança dos membros da sociedade.
Para ser mais exato, Durkheim, relaciona esse conceito a uniformidade do comportamento, pois quando notamos a punição nessa solidariedade, vemos que quem não respeita as regras é o agressor da ordem, considerado inimigo público, devendo passar por uma punição pesada e forte.
Até mais!
Émile Durkheim teoriza sobre o processo social e suas características. Através do seu olhar empírico e experimental, Durkheim cria teorias acerca de como a sociedade funciona e é engendrada.
A teoria de Durkheim
O Funcionalismo afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado. Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso, que é o conceito de anomia.
Para ele, as instituições (família, escola, religião) são ferramentas de socialização e de regulamentação. Elas influenciam na concepção moral dos indivíduos e estabelecem ditames morais e comportamentais aos membros da sociedade.
Saiba mais sobre Durkheim em: https://brainly.com.br/tarefa/756828
#SPJ3