História, perguntado por gioyasmoliveira, 6 meses atrás

(Unifesp)

Chegamos à terra dos Ciclopes, homens soberbos e sem leis [...]. Não têm assembleias que julguem ou deliberem, nem leis; vivem em grutas, no cimo das altas montanhas: e cada um dita a lei a seus filhos e mulheres, sem se preocupar uns com os outros.

HOMERO. Odisseia, século VIII a.C.

Parece-me gente de tal inocência que, se homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristãos, porque eles não têm nem entendem nenhuma crença, segundo parece. E, portanto, se os degredados que aqui hão-de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, não duvido, segundo a santa intenção de Vossa Alteza, fazerem-se cristãos e crerem na nossa santa fé, à qual praza a Nosso Senhor que os traga, porque, certo, esta gente é boa e de boa simplicidade e imprimir-se-á [facilmente] neles qualquer cunho que lhes quiserem dar.

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta a el-rei dom Manuel sobre o achamento
do Brasil, 1o
de maio de 1500.

Os textos apresentados expressam valores próprios às sociedades em que foram produzidos: a Grécia da Antiguidade e a ibérica do século XV.

a) Que diferença de valores pode ser constatada entre essas sociedades, a partir dos textos?

b) Além do objetivo expresso pela Carta de Caminha, a colonização portuguesa do Brasil teve uma clara finalidade econômica. Qual finalidade era essa?

Soluções para a tarefa

Respondido por jorgerafaeljhs
2

Resposta:

a) Homero e Caminha descrevem as sociedades “estrangeiras” dos ciclopes e dos indígenas do ponto de vista grego e cristão, respectivamente. Ambos destacam as características das suas culturas nas sociedades que estão descrevendo. Enquanto Homero enfatiza valores políticos presentes na sociedade grega, Caminha descreve os indígenas por meio dos valores religiosos.

b) Caminha evidencia um plano religioso, de catequização. Já o objetivo econômico pode ser compreendido pelo “sentido da colonização”, ou seja, obter riquezas nas áreas coloniais. As economias das colônias deveriam complementar as economias metropolitanas, segundo os preceitos mercantilistas.

Perguntas interessantes