Biologia, perguntado por EmillyFernandes13, 10 meses atrás

(Unifesp 2014) Cantiga para adormecer Lulu

Lulu, lulu, lulu, lulu,
vou fazer uma cantiga para o anjinho de São Paulo
que criava uma lombriga.
[...]
A lombriga devorava
seu pão,
a banana, o doce, o queijo,
o pirão.
[...]
Lulu, lulu, lulu, lulu,
pois eu faço esta cantiga para o anjinho de São Paulo
que alimentava a lombriga.

No poema, a autora descreve a lombriga (Ascaris lumbricoides) no singular, como se fosse um único indivíduo, como ocorrem com as solitárias (Taenia solium). Diz, também, que a lombriga devorava todo alimento ingerido por Lulu.

a) Lombrigas e solitárias (tênias) não pertencem ao mesmo filo animal. Ao comparar o processo digestivo das lombrigas e da solitária, constata-se que o mais parecido com o dos seres humanos é o das lombrigas. Que características do filo das lombrigas e do filo da solitária permitem tal constatação?

b) Em geral, o alimento do hospedeiro já chega digerido até a lombriga e a solitária. Uma vez ingeridos, de que maneira os nutrientes são distribuídos a todas as partes do corpo desses animais?

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
107

Olá!

a) As lombrigas pertencem ao filo dos nematelmintos, nesse filo o tubo digestório é completo e a digestão é do tipo extracelular. Já as solitárias, pertencem ao filo dos platelmintos que não possuem tubo digestório. São parasitas.

b) Na lombriga, os nutrientes são distribuídos pelo líquido do pseudoceloma que não apresenta um sistema circulatório de verdade. Na solitária, a distribuição é feito por simples difusão.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas interessantes