Unifesp - 2008) Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente: a) Vv, vv, VV b) VV, vv, Vv c) VV, Vv, vv d) vv, VV, Vv e) vv, Vv, VV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C
A - AA (amarelo)
B - Aa (amarelo)
C - aa (verde)
A x C - 100% amarelo
AA x aa - Aa; Aa; Aa; Aa
B x C - 50% amarelo e 50% verde
Aa × aa - Aa; Aa; aa; aa
Se o cruzamento entre uma planta que gera ervilhas amarelas e uma planta que gera ervilhas verdes apenas origina plantas que geram ervilhas amarelas, podemos afirmar que o fenótipo "ervilhas amarelas" é dominante em relação ao fenótipo "ervilhas verdes" e que o genótipo da planta A é homozigoto dominante, ou seja, VV.
Se a planta B gera ervilhas amarelas, podemos afirmar que ela possui pelo menos um alelo dominante no seu genótipo. Observando que o seu cruzamento com a planta C deu origem tanto a plantas que geram ervilhas amarelas quanto a plantas que geram ervilhas verdes, podemos afirmar que o genótipo da planta B é heterozigoto, ou seja, Vv.
Se a planta C produz ervilhas verdes, seu genótipo é homozigoto recessivo, ou seja, vv.
Resposta: C) VV, Vv, vv
Mais exercícios resolvidos sobre GENÉTICA:
brainly.com.br/tarefa/156281
brainly.com.br/tarefa/19391545
brainly.com.br/tarefa/9848628
Espero ter ajudado, um abraço! :)