Química, perguntado por Gabrielunicamp, 10 meses atrás

(UNIFENAS) No equilíbrio gasoso A +B <- -> C, reação direta exotérmica, para aumentar o rendimento de C, devemos infringir à reação a) um catalisador. b) alta temperatura e elevada pressão. c) alta temperatura e baixa pressão. d) baixa temperatura e alta pressão. e) baixa temperatura e baixa pressão.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lestera
6
Quanto à um catalisador: um catalisador altera unicamente a velocidade da reação, não alterando a concentração dos produtos e dos reagentes. 

Quanto à temperatura: uma reação que é exotérmica libera energia. Assim, quanto menor a temperatura do meio, mais favorecida será essa liberação. Imagina uma reação endotérmica...ou seja, ela está absorvendo temperatura do meio, então, quanto mais energia o meio tiver pra emprestar pra reação, mais favorecida. Por isso uma reação ENDOTERMICA é favorecida pelo AUMENTO da temperatura.

Quanto à pressão: ao se aumentar a pressão de um sistema gasoso há a diminuição do espaço possível pros gases ocuparem. Assim, o equilíbrio é deslocado pro lado com menor número de partículas gasosas.

Assim:

i. Catalisador: não altera equilíbrio (LETRA A) INCORRETA)

ii. Pressão: o lado dos produtos só possui uma partícula gasosa C, enquanto dos reagentes possuem duas partículas, A e B, assim, aumentar a pressão favorece o lado com menos partículas, ou seja, C.

iii. Temperatura: ao se formar C tem-se uma reação exotérmica, ou seja, deve-se diminuir a temperatura para favorecer sua formação.

Portanto: aumento da pressão, diminuição da temperatura. LETRA D)

Espero ter ajudado.
Lestera.




Gabrielunicamp: Simplismente perfeito! agradeço pelas duas respostas, você fez do jeito que todo mundo gosta: passo a passo! vlw!!!
Perguntas interessantes
Sociologia, 10 meses atrás