(Unidade I) A leitura do poema de Barros permite refletir sobre o conceito de dialogismo estudado na unidade Linguagem e Cotidiano. Leia o poema a seguir e depois analise as asserções para assinalar a alternativa que contém a resposta adequada.
No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá onde a criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer nascimentos.
O verbo tem que pegar delírio.
(BARROS, 1994: 17, poema VII, integrante da parte inicial de O livro das ignorãças, publicado em 1993, chamada Uma didática da invenção.)
I- Há relações dialógicas entre o conteúdo, ideia de criação do mundo/das coisas, e a forma poética "clássica" de expressar as ideias.
II- Há intertextualidade no poema de Barros, na recuperação da leitura da criança e a leitura da Gênesis.
III- Importante é perceber que o nível da linguagem deve variar de acordo com a situação em que se desenvolve o discurso.
IV- O ambiente sociocultural determina o nível de linguagem a ser empregado.
É correto o que se diz em:
a.
I e II.
b.
III e IV.
c.
II, III e IV.
d.
II e IV.
e.
I e III.
Soluções para a tarefa
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6
Olá,
Analisando a obra de Manuel de Barros, temos que o autor apropria-se de diversos recursos metalinguísticos para realizar sua narrativa poética. Deste modo, inicia-se estabelecendo uma intertextualidade com o texto bíblico da criação, presente em Gênesis, e mais precisamente no evangelho de João, realizando uma brincadeira com as palavras ao estabelecer uma assimilação entre o verbo e o seu delírio.
De tal maneira, o escritor possibilita um outro ponto de vista ao discurso do poema, destacando a voz de uma criança, que que torna a se assumir como autora do sujeito em questão, na qual, devido ao seu contexto socioambiental realiza uma quebra com a norma convencional de linguagem.
Deste modo, tornam-se corretas as preposições II, III e IV. Nos indicando a Alternativa C.
Bons estudos!
Analisando a obra de Manuel de Barros, temos que o autor apropria-se de diversos recursos metalinguísticos para realizar sua narrativa poética. Deste modo, inicia-se estabelecendo uma intertextualidade com o texto bíblico da criação, presente em Gênesis, e mais precisamente no evangelho de João, realizando uma brincadeira com as palavras ao estabelecer uma assimilação entre o verbo e o seu delírio.
De tal maneira, o escritor possibilita um outro ponto de vista ao discurso do poema, destacando a voz de uma criança, que que torna a se assumir como autora do sujeito em questão, na qual, devido ao seu contexto socioambiental realiza uma quebra com a norma convencional de linguagem.
Deste modo, tornam-se corretas as preposições II, III e IV. Nos indicando a Alternativa C.
Bons estudos!
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