Filosofia, perguntado por guiterra74, 5 meses atrás

(Unicentro-PR)

Segundo Immanuel Kant (1724-1804), a moral “não é propriamente dita a doutrina que nos ensina como devemos nos tornar felizes, mas como devemos nos tornar dignos da felicidade”

KANT, Crítica da Razão Prática. Apud CHAUÍ (org.), Primeira Filosofia. São Paulo: Editora Brasilienses, 1987 – p. 261.

De acordo com a teoria moral kantiana, em que sentido devemos entender a noção de dever?

a) A razão prática, para Kant, tem o poder para criar normas e fins morais e, por isso, tem também o poder para impô-los a si mesma. Essa imposição que a razão prática faz a si mesma daquilo que ela própria criou é o dever. Por dever, damos a nós mesmos os valores, os fins e as leis de nossa ação moral e por isso somos autônomos.

b) O dever, afirma Kant, se apresenta através de um conjunto de conteúdos fixos, que define a essência de cada virtude e diz que atos devem ser praticados e evitados em cada circunstância específica de nossas vidas. Por isso, o dever é um imperativo categórico: ordena incondicionalmente embora não seja uma lei moral interior.

c) O dever é uma imposição externa feita a nossa vontade. Não precisamos dele para nos tornar seres morais, precisamos, isto sim, da dignidade, livre-arbítrio e liberdade para agirmos de acordo com nossa consciência, que é a manifestação mais alta da humanidade em nós.

d) Kant procura conciliar o dever e a ideia de uma natureza humana que não precisa ser obrigada à moral. Por natureza, diz Kant, somos seres morais, ou seja, a razão prática e a verdadeira liberdade não precisam nos impor nosso ser moral.

e) Para Kant, a ética exige seres autônomos e a ideia de dever introduz a heteronomia, isto é, o domínio de nossa vontade e de nossa consciência por um poder estranho a nós.

Soluções para a tarefa

Respondido por prscsead
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Resposta:

Explicação:

Kant acredita que há várias morais, e afirmou que todo indivíduo deve reconhecer e respeitar a humanidade dos outros, gido sempre de modo que os demais gostam que agissem. Essa é a regra universal defendida pelo filósofo.

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