(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático: “Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”. (EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.). A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza. II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos. III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física. IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.
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A filosofia pré-socrática pode ser considerada como uma filosofia de
transição do pensamento mítico para o pensamento filosófico propriamente
dito. Assim sendo, encontramos muitos elementos míticos nos escritos
desses pensadores, como é o caso de Empédocles. Este, para fazer uma
abordagem filosófica da morte, utiliza-se de representações míticas.
Nesse sentido, podemos dizer que as afirmativas II, III e IV são todas
corretas. Em contraposição está a afirmativa I, que é incorreta por
introduzir a ideia de “luta de forças”, que é de Heráclito, e não de
Empédocles.
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II, III e IV estão certas. já a I nn está certa incluir a definição de "luta de forças", que seria de heráclito.
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