História, perguntado por haridade123, 5 meses atrás

(Unicamp-SP)

Segundo Caio Prado Jr., o extenso território brasileiro foi responsável por tornar as comunicações difíceis e morosas. Havia vias fluviais extensas e navegáveis, como nas bacias Amazônica e Platina, mas os demais grandes cursos, como o São Francisco, Doce e Araguaia, tinham a navegação naturalmente dificultada. Grande parte dos investimentos ligados ao transporte se concentrou, assim, nas vias terrestres. Carroças de bois e tropas foram em geral os principais meios de transporte das mercadorias para as cidades e para os portos até meados do século XIX, quando se iniciou a expansão ferroviária. Essa foi a maior e mais significativa inovação tecnológica do século XIX.

FARIA, Sheila de Castro. Ferrovias. In: Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. p. 273. Adaptado.

a) A partir do texto e de seus conhecimentos, caracterize a ocupação territorial do Brasil no período colonial.

b) Mencione três aspectos econômicos relacionados com a introdução e a expansão das ferrovias no Brasil do século XIX.

Soluções para a tarefa

Respondido por evitormarcondes
6

Resposta:

a) O território colonial foi ocupado a partir do litoral, com ênfase nas agro-exportação na regiões nordestinas

e no sudeste. A pecuária contribuiu para a expansão aos sertões do nordeste e sul, enquanto as Bandeiras

Paulista levaram à interiorização do povoamento sobretudo nas regiões auríferas do Sudeste e CentroOeste. As drogas do sertão, de sua parte, moveram a colonização da Amazônia e da costa norte.

b) A expansão das ferrovias respondeu, principalmente, às necessidades de escoamento do café. Nesse quadro,

o capital estrangeiro desempenhou papel fundamental no financiamento e implantação da rede ferroviária. Ressalte-se, ainda a importância do trem na expansão dos novos núcleos de povoamento no interior e

no comércio dos mais variados artigos manufaturados.

Respondido por baricentroADPV
0

Resposta:

a) Inicialmente, a ocupação limitou-se ao litoral, particularmente na região nordeste, com a atividade açucareira. Nos séculos XVII e XVIII, a ocupação expandiu-se para o interior do território, com base em atividades como a pecuária (no sertão do nordeste, extremo sul e centro-oeste), a coleta de drogas do sertão (na região amazônica) e a mineração de ouro e diamantes (nas regiões sudeste e centro-oeste).

b) A expansão da cafeicultura, o crescimento dos investimentos ingleses no setor de serviços e a expansão da urbanização e do comércio interno nas regiões servidas pela malha ferroviária.

Explicação:

.

Perguntas interessantes