(UNICAMP-SP) – Os nossos heróis estranharam a presença dos dois copos sobre a mesa, indicando que teria passado mais al guém por ali. Além disso, havia leite e, pela ficha cadastral, eles sabiam que o guarda não podia tomá-lo, pois sofria de deficiência de lactase, uma enzima presente no intestino delgado. Portanto, se o guarda tomasse leite, teria diarreia. Na presença de lactase, a lactose, um dissacarídeo, reage com água dando glicose e galac tose, monossacarídeos.
a) Complete a equação a seguir, que representa a transformação do
dissacarídeo em glicose e galactose:
C12H22O11 + = + C6H12O6
b) Se, com a finalidade de atender as pessoas defic ient es em lact ase,principalmente crianças, um leite for tratado com a en zima lactase, ele terá o seu “índice de doçura” aumentado ou diminuído? Justifique. Lembre-se que o “poder edulcorante” é uma propriedade aditiva e que traduz quantas vezes uma substância é mais doce do que o açúcar, con siderando-se mas sas iguais. A lactose apresenta “poder edulcorante” 0,26.
Substância/ Índice de doçura
Dado:
glicose. / 0,70
galactose / 0,65
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A) C12H22O11+H2O=C6H12O6+C6H12O6
lactose glicose galactose
B) A presença de lactase favorece a transformação da lactose (0,26 de “índice de doçura”) para glicose (0,70 de “índice de doçura”) e galactose (0,65 de “índice de doçura”), logo, terá o índice de doçura aumentado.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás