Português, perguntado por Rafareis4400, 1 ano atrás

(Unicamp-SP) O texto abaixo é parte de uma campanha promovida pela ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas).

Surfamos a Internet, Nadamos em revistas
A Internet empolga. Revistas envolvem.
A Internet agarra. Revistas abraçam.
A Internet é passageira. Revistas são permanentes.

E essas duas mídias estão crescendo. Um dado que passou quase despercebido em meio ao barulho da Internet foi o fato de que a circulação de revistas aumentou nos últimos cinco anos. Mesmo na era da Internet, o apelo das revistas segue crescendo. Pense nisto: o Google existe há 12 anos. Durante esse período, o número de títulos de revistas no Brasil cresceu 234%. Isso demonstra que uma mídia nova não substitui uma mídia que já existe. Uma mídia estabelecida tem a capacidade de seguir prosperando, ao oferecer uma experiência única. É por isso que as pessoas não deixam de nadar só porque gostam de surfar.(Imprensa, n. 267, maio 2011, p. 17. (Adaptado)

1.O verbo surfar pode ser usado como transitivo ou intransitivo. Exemplifique cada um desses usos com
enunciados que aparecem no texto da campanha. Indique, justificando, em qual desses usos o verbo assume um sentido necessariamente figurado.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
56
"Surfamos a internet" Aqui, surfar está como transitivo direto, seu objeto sendo a internet. Aqui o sentido da expressão é necessariamente figurado, pois não se pega uma prancha de surf para acessar a internet.

Na última frase do texto: "É por isso que as pessoas não deixam de nadar só porque gostam de surfar.", surfar é intransitivo.
Perguntas interessantes