Biologia, perguntado por gessicacassol5346, 1 ano atrás

(Unicamp-SP) o gráfico a seguir representa as atividades de duas enzimas do sistema digestório humano, avaliadas a 37°C (condições normais de temperatura corpórea).

a) QUAL E O LOCAL DE ATUAÇÃO DA ENZIMA *A*? JUSTIFIQUE

b) CITE UMA ENZIMA DIGESTIVA QUE APRESENTE O PADRÃO DE ATIVIDADE DA ENZIMA *B* E SEU LOCAL DE ATUAÇÃO.

c) EXPLIQUE O QUE OCORRERIA COM ATIVIDADE ENZIMÁTICA SE, EXPERIMENTALMENTE, A TEMPERATURA FOSSE POUCO A POUCO AUMENTADA ATÉ ATINGIR 60°C.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
477
Olá!!! 

a)    A enzima A atua no estômago, isso pode ser deduzido pelo fato de que a atividade dessa enzima em questão é influenciada pelo pH ácido encontrado no estômago que secreta ácido clorídrico, pode-se deduzir isso por conta de que quanto mais básico ficou o meio mais sua atividade foi reduzindo até zerar (pH 6).

b)    Tripsina no duodeno ou lipase pancreática, são exemplos de enzimas que atuam em pH alcalino (pH 8)

c)    A temperatura ótima de atuação de uma enzima é por volta dos 37 °C até 40 °C a partir daí a enzima desnatura e perde totalmente sua atividade, ou seja, se aumentasse a temperatura corpórea a 60°C todas as enzimas iriam desnaturar e o organismo morreria, por isso febre acima de 40 °C leva um organismo a óbito.


Espero ter ajudado!!! 
Respondido por antoniopedro2284
1

A) De acordo com o gráfico, a atividade da enzima A ocorre no estômago.

B) Tripsina que atua no duodeno.

C) A atividade enzimática seria afeta pelo aumento da temperatura.

Enzimas do Sistema Digestório Humano

A) No gráfico é possível observar que o ápice de atuação da enzima A é quando ela está exposta a um pH ácido. Por isso, a enzima é do estômago, que é o órgão do sistema digestório que possui menor acidez.

A acidez deste órgão é resultante da intensa secreção de ácido clorídrico (HCl), que deixa o ambiente ácido para que enzimas específicas, como é o caso da pepsina, possam decompor as proteínas. Além disto, essa alta acidez protege o estômago contra infecções.

Os fatores que irão influenciar na atividade enzimática são:

  • Temperatura
  • pH (acidez)

B) Como observado no gráfico, vemos que a atuação da enzima B ocorre quando ela está exposta a pH básico, por volta de 8. Por isso, tal enzima não atua no estômago e sim em outros órgãos do sistema digestório que possuem acidez básica.

Entre os principais exemplos de enzimas do sistema digestório que trabalham nesse pH, temos:

  • Tripsina: secretada no pâncreas e que atua no duodeno
  • Amilase pancreática: produzida no pâncreas e glândulas salivares ajudando na digestão do amido
  • Lipase pancreática: produzida majoritariamente no pâncreas e ajuda a quebrar gorduras.

C) A temperatura assim como o pH, são fatores diretos que influenciam na atividade enzimática. Quando a temperatura e o pH não são os ideais, a enzima para de funcionar por conta de uma série de fatores. Analisaremos agora a temperatura e atividade enzimática.

Quando exposta a alta temperatura, como é o caso da pergunta em questão (60°C), a enzima não trabalha porquê a temperatura nessa faixa promove a quebra das ligações proteicas, fazendo com que a enzima perca sua estrutura e consequentemente, a sua função.

No caso das enzimas corporais, elas normalmente atuam em uma temperatura ótima que é por volta de 36°C a 37°C.

Para aprender mais sobre enzimas, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/52891390

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes