Biologia, perguntado por yasminflorencio7608, 4 meses atrás

(Unicamp-SP) No ser humano, a ausência de pigmento (albinismo: dd) e a cor da pele (cor branca: aabb, cor negra. AABB) são características autossômicas. Do casamento entre um homem e uma mulher negros, nasceu um me nino albino. Do casamento desse rapaz com uma mulher branca, nasceram dois filhos mulatos intermediários e uma filha albina. Com base nesses dados:

a) Indique os genótipos de todas as pessoas citadas no texto. (Use as notações indicadas no texto para identificar os alelos..

b) Se um dos descendentes mulatos intermediários se casar com uma mulher branca albina, qual será a proporção esperada de filhos albinos?

c) A que tipo de herança se refere a característica cor de pele? Justifique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
20

Tendo conhecimento sobre alguns tipos de interações gênicas, e após os devidos cruzamentos realizados, chegamos na conclusão que as respostas para as suas perguntas são respectivamente :

a) AABBDd, AABBDd, AABBdd, AaBbDd e AaBbdd

b) 1/2 ou 50%

c) Herança quantitativa.

  • Mas como chegamos nesses resultados ?

Para responder essa pergunta, vamos nos lembrar de alguns tipos de interações gênicas, a saber :

  1. Herança quantitativa
  2. Epistasia

  • E como ocorre a herança quantitativa ?

A herança quantitativa é um tipo de interação gênica, em que dois ou mais pares de genes vão somar suas influências no fenótipo final do indivíduo, como exemplo vamos citar a cor da nossa pele, a nossa cor de pele é dada por 2 pares de genes alelos (A e B), de tal maneira que a presença do alelo dominante vai adicionar mais melanina a sua pele, e quanto mais alelos recessivos, menos melanina você vai possuir, de tal maneira que os genótipos e fenótipos são :

\Large\text{$AABB >  > \sf Cor~negra$}

\Large\text{$AABb~ou~AaBB >  > \sf Mulato~escuro$}

\Large\text{$AAbb,aaBB~ou~AaBb >  >  > \sf Mulato~m\acute{e}dio$}

\Large\text{$Aabb~ou~aaBb >  >  > \sf Mulato~claro$}

\Large\text{$aabb >  >  > \sf  Cor~branca$}

  • E o que é epistasia ?

A epistasia é outro tipo de interação gênica, só que nessa, um par de alelos vai inibir a atuação dos fenótipos condicionadas por outros alelos. Um exemplo ocorre na espécie humana com o albinismo, em que uma pessoa que possui o alelo recessivo ''d'' em homozigose acaba nascendo albina, então por exemplo :

\Large\text{$AABBDd >  >  > \sf Pessoa~negra$}

\Large\text{$AABBDD >  >  > \sf Pessoa~negra$}

\Large\text{$AABBdd >  >  > \sf Pessoa~albina$}

Ou seja, perceba que nesse caso em questão, quando a pessoa possuir o gene ''D'' em homozigose recessiva, ele vai anular o efeito dos outros 2 genes A e B que atuam normalmente quando o gene ''D'' está em heterozigose ou homozigose dominante.

Tendo conhecimento, sobre esses 2 tipos de interações gênicas, vamos resolver a questão.

Ela nos diz que no ser humano, a ausência de pigmento (albinismo) e a cor de pele (cor branca : aabb e cor negra AABB) são características autossômicas, nos diz que do casamento entre um homem e uma mulher negros, nasceu um menino albino. Do casamento desse menino albino com uma mulher branca, nasceram 2 filhos mulatos médios e uma filha albina, dito isso, nos pede as questões a seguir.

a) Indique os genótipos de todas as pessoas citadas no texto :

Se um casal negro (AABB) tiveram um filho albino, isso significa que obrigatoriamente, esse casal é heterozigoto para o gene ''D'', isso porque :

 

                 ABD                ABd

ABD         AABBDD    AABBDd

ABd          AABBDd     AABBdd >  > albino

  • Mas como fazemos esse cruzamento ?

Primeiro necessitamos retirar os gametas que esse casal pode produzir, se o casal é AABBDd, dois gametas podem ser gerados, a saber :

  1. ABD
  2. ABd

Como são duas pessoas, basta replicarmos os gametas e montar o nosso quadro de Punnett e portanto podemos encontrar o resultado do nosso cruzamento.

Agora vamos fazer o cruzamento do menino albino com a mulher branca representada no enunciado da questão, diferentemente do cruzamento acima, o menino albino só vai produzir um gameta, que é o ABd, enquanto que a mulher branca (aabbDd) pode produzir 2 gametas, que são :

  1. abD
  2. abd

  • Fazendo o cruzamento :

              abD           abd

ABd      AaBbDd   AaBbdd

ABd       AaBbDd   AaBbdd

Portanto, temos que os genótipos são :

\Large\begin{cases}Casal\rightarrow AaBbDd\\Filho~albino\rightarrow AABBdd\\Mulher~branca\rightarrow aabbDd\\Filhos~mulatos~m\acute{e}dios\rightarrow AaBbDd\\Filha~albina\rightarrow AaBbdd\\\end{cases}

b) Se um dos descendentes mulatos intermediários (AaBbDd) se casar com uma mulher branca albina (aabbdd), qual será a proporção esperada de filhos albinos ?

  • Fazendo o cruzamento proposto :

                 abd                abd  

ABD        AaBbDd     AaBbDd

ABd         \bf AaBbdd    \bf AaBbdd

Portanto, nós percebemos que a proporção de albinos será de 50% representados pelos genótipos em negrito.

c) Conforme já explicado acima, o tipo de herança da cor da pele é a herança quantitativa, pela somatória dos efeitos dos alelos.

Veja mais, em :

https://brainly.com.br/tarefa/36489547

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:

DuuudsLD: Olá :), pelo limite de caracteres, tive que cortar uma explicação que seria o motivo da mulher possuir o genótipo aabbDd, e não aabbDD já que ela é branca e não albina, o motivo se dá porque se ela fosse homozigota dominante para o gene ''D'', nenhum descendente gerado entre o casal do menino albino e a mulher branca seria albino, entretanto, eles tiveram uma filha albina, o que não seria possível caso a mãe fosse homozigota dominante
DuuudsLD: A mesma explicação vale do porque o casal da questão ser heterozigoto para o gene ''D'', porque se eles não fossem heterozigotos, no cruzamento seria impossível gerar um filho albino, entretanto, essa parte também teve de ser cortada devido ao limite de caracteres
Barbiezinhadobrainly: Top demais! Deu aula
DuuudsLD: Obrigadoooo
Perguntas interessantes