(Unicamp-SP)
Leia atentamente o folheto (distribuído nos pontos de ônibus e feiras de Campinas) e as definições de “simpatia” extraídas do Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
• 1. afinidade moral, similitude no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas. [...] • 3. impressão agradável, disposição favorável que se experimenta em relação a alguém que pouco se conhece. [...] • 6. atração por uma coisa ou uma ideia. [...] • 9. Brasileirismo: usada como interlocutório pessoal (– Qual o seu nome, simpatia?). • 10. Brasileirismo: ação (observação de algum ritual, uso de um determinado objeto etc.) praticada supersticiosamente com finalidade de conseguir algo que se deseja.
a) Entre as definições do Dicionário Houaiss mencionadas, qual é a mais próxima do sentido da palavra “simpatia” no texto?
b) Há no texto duas ocorrências de “desvendar”, sendo que uma delas não coincide com o uso padrão desse termo. Qual é, e por quê?
c) Independentemente do título, algumas características da segunda parte do texto são de uma oração ou prece ou reza. Quais são essas características?
Soluções para a tarefa
LETRA A - A palavra "Simpatia" listada no texto, está relacionada ao significado de trabalho espiritual. No texto vemos, que a palavra mais próxima desse sentido é ORAÇÃO. A oração falada no texto, aparece no sentido de ser uma súplica, assim como a simpatia.
LETRA B- O desvendar diferente está na frase: " Desvendará todos os problemas" . Pois uma das ocorrências não se refere ao ato de destapar os olhos ou tirar a venda, mas o seu significado está no ato de descoberta.
LETRA C- Algumas características são: as referências a santos e divindades usada no texto, o uso da palavra benção presente no texto, a escrita usada como uma súplica a um ser superior.
Resposta:
a) A definição de “simpatia” mais próxima do sentido do texto em questão é a décima, isto é, “Brasileirismo: ação [...] praticada supersticiosamente com finalidade de conseguir algo que se deseja”.
b) Segundo o dicionário Aurélio, são quatro as acepções possíveis para o uso do verbo “desvendar”, no uso padrão:
• Tirar a venda dos olhos.
• Destapar, tirando a venda.
• Tornar patente ou manifesto.
• Dar a conhecer, revelar.
No texto, o segundo uso do verbo “desvendar” (“desvendará qualquer que for o problema”) não se relaciona com desvelamento, mas com resolução dos problemas, logo ocorre uma impropriedade vocabular.
c) Toda prece, oração ou reza caracteriza-se por louvar, agradecer ou pedir. Neste último sentido, a imprecação se reveste de um caráter volitivo, ou seja, vontade de que algo se realize. Ainda há que se observar que toda prece deve ser feita a alguém que possa levar a termo o pedido feito, assim o enunciatário é sempre uma entidade ou potência de instância superior à do simples ser humano. No texto em questão, observa-se o uso sistemático do subjuntivo, que confere o caráter volitivo em “Bendito seja” ou “separe minha alma”. E o enunciatário indicado pelo uso de “Bendito seja o filho de Deus e da Virgem Maria” é aquele que guia a luz do dia.
Explicação:
é a resposta do próprio Plurall.