(Unicamp-SP) A evolução biológica é tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas são as de Lamarck e Darwin, às quais remete a tira do Calvin abaixo.
Tradução:
Quadro 1: Uma das criaturas mais peculiares da natureza, a girafa está singularmente adaptada ao seu ambiente.
Quadro 2: Sua tremenda altura lhe permite mastigar os suculentos petiscos mais difíceis de alcançar.
Quadro 3: Biscoitos.
a) Como a altura da girafa, lembrada pela tira do Calvin, foi utilizada para explicar a teoria de Lamarck?
b) Como a teoria de Darwin poderia explicar a situação relacionada com a altura da girafa?
Soluções para a tarefa
Explicação:
a) as circunstâncias e necessidades do meio fizeram com que a girafa desenvolvesse seu pescoço e suas pernas para ficar alta e poder alcançar a copa das árvores, se tornando mais apta ao meio.
b) para Darwin, a girafa gerou descendentes com mutações aleatórias. essas mutações foram selecionadas pela necessidade do meio, fazendo com que as mutações mais aptas favorecessem a sobrevivência do ser vivo melhor inserido no meio. a característica que o meio selecionou à girafa foi a altura.
Resposta:
a) A necessidade de procurar alimentos nos topos das árvores fez com que as girafas utilizassem o seu pescoço frequentemente e o aumentassem, pela lei do uso e desuso. Essa característica de pescoço comprido seria transmitida aos seus descendentes, segundo a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.
b) As girafas com pescoços mais compridos foram selecionadas por serem mais "preparadas" para sobreviver em ambientes onde os alimentos estariam em locais altos. Dessa forma, as girafas de pescoço curto foram eliminadas pois não resistiram. (seleção natural)
Explicação: