Biologia, perguntado por andressavsba9274, 1 ano atrás

(Unicamp-SP) A colchicina é uma substância de origem vegetal, muito utilizada em preparações citogenéticas para interromper as divisões celulares. Sua atuação consiste em impedir a organização dos microtúbulos. a) Em que fase a divisão celular é interrompida com a colchicina? Explique. b) Se, em lugar de colchicina, fosse aplicado um inibidor de síntese de DNA, em que fase ocorrería a interrupção?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
103
Boa tarde!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

Respondendo a letra A, podemos notar que, os microtúbulos se organizam na prófase, onde neste ponto ela seria interrompida, por isso, é na prófase que os centríolos começam a caminhar em sentidos opostos, então a síntese de DNA ocorrerá na anáfase.

Por fim, na letra B, se fosse aplicado um inibidor de síntese de DNA ele ocorreria no período S interfase.



Espero ter ajudado;

Um abraço.

Respondido por felipefrutuoso1
40

Resposta: A= Metáfase    / B= Fase S da Interfase

Explicação:

Resposta A = Na prófase os cromossomos começam a se espiralizar, além do núcleo começar a deformar. Na fase seguinte - metáfase - se inicia o processo de formação do fuso acromático a fim de separar as células na fase seguinte, além de tornar possível a colocação dos cromossomos na placa equatorial da célula. Assim, a Colchicina impede essa organização dos microtúbulos, fazendo com que a célula não saia da metáfase. Dessa forma, a fase de interrupção da divisão celular é a metáfase.

Resposta B=  A interrupção ocorreria na fase S da interfase, visto que é nessa fase onde ocorre a duplicação do material genético.

Perguntas interessantes