Biologia, perguntado por PekenaRoberta1660, 10 meses atrás

(Uneb-BA) A escala nanométrica se aproxima das dimensões atômicas, desse modo a pequena célula é algo bastante grande, formada por "tijolos" em nanoescala, a exemplo de proteínas, lipídios, ácidos nucleicos e outras moléculas biológicas complexas. É possível argumentar que toda a biologia é uma forma de nanotecnologia. Afinal, até mesmo a criatura mais complicada é feita de pequenas células. [...] Mas a nanotecnologia também seria útil para tratamentos? Não há dúvida. Já existem métodos para a fabricação de moléculas com uma organização muito especial e projetada para abrigar medicamentos em seu interior. O exemplo clássico desse tipo de organização é representado pelas chamadas "buckyballs". Conhecidas oficialmente como "fullerenos", elas são compostas por 60 átomos de carbono, organizadas de maneira a produzirem um formato de bola de futebol - uma geometria muito semelhante à das cúpulas geodésicas criadas pelo arquiteto Buckminster Füller, o que explica os dois nomes dados à molécula. [...] Agora, o mais interessante sobre as "buckyballs" é que elas podem abrigar substâncias em seu interior - drogas contra o câncer, por exemplo. Uma vez lá, faltaria apenas o mais difícil: dar um jeito de fazer com que as moléculas deixassem o remédio aprisionado até atingirem as células cancerosas, quando então liberariam a substância, matando somente o tecido doente e preservando o tecido sadio. NOGUEIRA, 2007. p. 53-59. Uma característica das células cancerosas que dificulta a terapia do câncer, mesmo utilizando a nanotecnologia, é a) a permanência do ciclo celular na interfase. b) a capacidade de reprodução ilimitada e a colonização de outros tecidos. c) o bloqueio da replicaçao do DNA, em um ciclo normal de divisão celular. d) a ocorrência generalizada de alterações na constituição genética do indivíduo. e) a eficiência aumentada dos sistemas de reparo do DNA, impedindo a ocorrência de mutações.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
5
   Olá! As células cancerígenas são marcadas por um descontrole no seu ciclo celular, que acaba sendo acelerado, fator esse causado por mutações ou outras variações ambientais.

   Dessa forma, as células cancerígenas são caracterizadas por possuírem um crescimento descontrolado, podendo até se espalhar para além do seu local de origem, quando dizemos que o câncer entrou em metástase, ou seja, ele já começou a se espalhar.

   Assim sendo, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B.
Perguntas interessantes