Português, perguntado por arturpiolisilva, 10 meses atrás

UNICAMP) (Questão adaptada) Os verbetes apresentados no texto II a seguir trazem significados possíveis para algumas palavras que ocorrem no texto I, intitulado “Bicho gramático”.

I
Bicho gramático

Vicente Matheus (1908-1997) foi um dos personagens mais controversos do futebol brasileiro. Esteve à frente do paulista Corinthians em várias ocasiões entre 1959 e 1990. Voluntarioso e falastrão, o uso que fazia da língua portuguesa nem sempre era aquele reconhecido pelos livros. Uma vez, querendo deixar bem claro que o craque do Timão não seria vendido ou emprestado para outro clube, afirmou que “o Sócrates é invendável e imprestável”. Em outro momento, exaltando a versatilidade dos atletas, criou uma pérola da linguística e da zoologia: “Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático”.

Revista de História da Biblioteca Nacional, jul. 2011, p. 85.

II

Invendável: que não se pode vender ou que não se vende com facilidade.
Imprestável: que não tem serventia; inútil.
Aquático: que vive na água ou à sua superfície.
Gramático²: que ou o que apresenta melhor rendimento nas corridas em pista de grama (diz-se de cavalo).

Dicionário Houaiss (versão digital on-line). Disponível em .

A-
Levando em conta o glossário do texto II e o processo envolvido na formação das palavras invendável e imprestável, assinale o comentário mais adequado acerca das observações feitas no texto I sobre os hábitos linguísticos de Vicente Matheus.

B-A afirmação de que o uso que Vicente Matheus fazia da língua portuguesa “nem sempre era reconhecido pelos livros” se deve aos neologismos que ele criava ao operar transposições semânticas, congregando processos morfológicos e sintáticos.

C-Os neologismos criados por Vicente Matheus encontram respaldo no repertório linguístico da língua portuguesa, embora nenhuma das palavras formadas esteja codificada nos manuais oficiais.

D-O texto destaca que Vicente Matheus “criou uma pérola da linguística e da zoologia”, pois o jogador subverte o significado usual do vocábulo “gramático”, criando um novo verbete para caracterizar os hábitos do pato, objeto de estudo da zoologia.

E-Vicente Matheus demonstra conhecimento sistematizado do processo de derivação parassintética. Caso contrário, não conseguiria cunhar e empregar vocábulos como “invendável” e “imprestável”.

Soluções para a tarefa

Respondido por PPPT34
45

Resposta:

Letra D_O texto destaca que Vicente Matheus “criou uma pérola da linguística e da zoologia”, pois o jogador subverte o significado usual do vocábulo “gramático”, criando um novo verbete para caracterizar os hábitos do pato, objeto de estudo da zoologia.

Explicação:

A formação de palavras é um campo de estudo da morfologia, e os hábitos de animais, um interesse da zoologia. Ao criar vocábulos novos a partir do repertório linguístico e tecer considerações sobre a natureza dos patos, Vicente Matheus, como observa humoristicamente o autor, une os dois campos do conhecimento de maneira inusitada.

Respondido por lucasnunes4600otpj1v
2

Resposta:D

Explicação:Confia

Perguntas interessantes