(Unicamp 2015) Muito se ouve sobre ações em que se utilizam bombas improvisadas. Nos casos que envolvem caixas eletrônicos, geralmente as bombas são feitas com dinamite (TNT-trinitrotolueno), mas nos atentados terroristas geralmente são utilizados explosivos plásticos, que não liberam odores. Cães farejadores detectam TNT em razão da presença de resíduos de DNT (dinitrotolueno), uma impureza do TNT que tem origem na nitração incompleta do tolueno. Se os cães conseguem farejar com mais facilidade o DNT, isso significa que, numa mesma temperatura, esse composto deve ser a) menos volátil que o TNT, e portanto tem uma menor pressão de vapor. B) mais volátil que o TNT, e portanto tem uma menor pressão de vapor. C) menos volátil que o TNT, e portanto tem uma maior pressão de vapor. D) mais volátil que o TNT, e portanto tem uma maior pressão de vapor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Se os cães conseguem farejar com mais facilidade o DNT, isso significa que, numa mesma temperatura, esse composto deve ser D) Mais volátil que o TNT, e portanto tem uma maior pressão de vapor.
Quanto mais volatil e um liquido maior sua pressao de vapor, ou seja, sao grandezas diretamente proporcionais. Pressao de vapor e uma medida da tendencia do liquido evaporar.
Se o cao consegue farejar com mais facilidade o DNT, isso significa que o composto produz mais vapores, ou e mais volatil.
Portanto o DNT e mais volatil que o TNT e tambem possui pressao de vapor maior, alternativa D) e a correta.
Vejamos mais a respeito da TNT:
O TNT em sua forma refinada e completamente estavel. Ja ao contrario, a nitroglicerina e muito sensivel a agitacoes e impactos, o que faz com que reaja violentamente.