(UNESP – SP) Considere as seguintes manchetes, noticiadas por diferentes meios de comunicação no primeiro semestre de 2015: Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina contra a dengue. Mosquito da dengue é o mesmo que transmite a febre chikungunya. Sobre a relação existente entre esses dois temas, vacina contra dengue e febre chikungunya, é correto afirmar que a vacina
Soluções para a tarefa
isso só pq se as pessoas pensarem que estão protegidas e poder parar de combater o mosquito
As alternativas são:
(A) diminuirá o número de casos de dengue, mas poderá contribuir para o aumento do número de pessoas com febre chikungunya.
(B) fará diminuir o tamanho das populações de Aedes aegypti, diminuindo o número de casos de dengue e o número de casos de febre chikungunya.
(C) tornará as pessoas imunes a ambas as doenças, mas a presença de mosquitos Aedes aegypti no ambiente continuará alta.
(D) tornará as pessoas imunes ao mosquito Aedes aegypti, mas não imunes aos agentes etiológicos da dengue e da febre chikungunya.
(E) protegerá contra a febre chikungunya apenas nos casos em que o Aedes aegypti for portador de ambos os agentes etiológicos.
Correta: Alternativa A.
De acordo com a primeira manchete, o Brasil está criando uma vacina contra a dengue, ou seja, contra a doença, mas não contra o seu vetor, o mosquito Aedes aegypti.
Então, como o mosquito Aedes aegyti também transmite a febre chikungunya, o número de casos dessa doença tende a aumentar, já que o mosquito continuará atuando.
Portanto, a vacina diminuirá o número de casos de dengue, mas poderá contribuir para o aumento do número de pessoas com febre chikungunya.