Português, perguntado por marialuizaamorim013, 5 meses atrás

(Unesp-SP) As duas frases a seguir apresentam incoerências:


“Nós não temos censura. O que temos é uma limitação do que os jornais podem publicar.”


(Louis Net, ex-vice-ministro da Informação da África do Sul)


“Um homem não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, a menos que ele seja uma ave.”


(Sir Boy Roche, deputado do Parlamento Britânico)


a) Explique a razão da incoerência da primeira frase.


b) Explique a razão da incoerência da segunda frase.

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurvgaldino
5

Resposta:

a) A incoerência da primeira frase resulta da contradição que existe entre suas proposições. Com efeito, a primeira afirma que não temos X (censura), e a segunda afirma que temos X (censura). O expediente usado para camuflar a incoerência é retomar X (censura), na segunda proposição, sob a forma da perífrase “limitação do que os jornais podem publicar”, que mantém o traço semântico / corte, essencial no conceito de censura. Com a expressão “o que temos é”, procura-se fazer passar por distinto de X (censura), algo que é idêntico a X (limitação do que os jornais podem publicar).

b) A incoerência da segunda frase está em se fazer uma ressalva duplamente descabida. Em primeiro lugar, o predicado “não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo” é atribuído ao sujeito “um homem”. Ora, o termo homem exclui, por definição, o traço “ser ave”. Daí o absurdo da ressalva. Em segundo lugar, a ressalva é absurda porque, para a verdade do que se afirma no predicado, a troca de “um homem” por “uma ave” não faria nenhuma diferença. Tanto “um homem” quanto “uma ave” não podem estar em dois lugares ao mesmo tempo. Daí a improcedência da ressalva.

Explicação: Seja humilde deixa uma estrela e um coração


mariyamarchetti: Olá, você explicou bem, mas eu sugeriria que o senhor escrevesse um pouco menos formal e mais casual para as pessoas de todas as faixas e públicos entenderem a resolução mais rápido e facilmente.
Respondido por oliveiraconcursos
1

a) Na primeira frase a incoerência acontece pela forma como são utilizadas as palavras "censura" e "limitação.

 

As palavras citadas, tem o mesmo significado. A incoerência acontece porque o autor as utiliza como se as mesmas, não tivessem seus significados parecidos entre si.

 

b) Na frase de Sir Boy Roche, a presença da incoerência acontece quando o autor cita a capacidade das aves de estar em dois locais ao mesmo tempo. A frase mencionada acima, apresenta a chamada incoerência semântica.

 

Incoerência semântica:

A incoerência semântica ocorre, quando as informações presentes em uma oração, ou dentro de um texto, se contradizem. Essa contradição traz ambiguidade o que gera no texto incoerência.

 

Conheça mais tipos de incoerência textual:

https://brainly.com.br/tarefa/18638433?referrer=searchResults

 

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes