(Unesp) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa. Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum. Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa. (Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.) Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de:
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
Resposta:
Permite notar que Napoleão estava disposto a fazer qualquer ação para criar um crise econômica na Inglaterra no auge da Revolução Industrial.
Esse bloqueio tinha como objetivo fechar os portos dos países da Europa continental depois da perda da batalha de Trafalgar.
Como vemos no decorrer da história, esse bloqueio não foi muito respeitado. Temos o exemplo da Rússia que fura esse bloqueio pela sua dependência de manufaturas inglesas levando a sua invasão na conhecida Sexta Coalizão.
Respondido por
40
Resposta:
e) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Direito,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás