Biologia, perguntado por beleperezdias697, 11 meses atrás

(Unesp) A realização dos jogos pan-americanos no Brasil, em julho de 2007, estimulou muitos jovens e adultos à prática de atividades físicas. Contudo, o exercício físico não orientado pode trazer prejuízos e desconforto ao organismo, tais como as dores musculares que aparecem quando de exercícios intensos. Uma das possíveis causas dessa dor muscular é a produção e o acúmulo de ácido láctico nos tecidos musculares do atleta. Por que se forma ácido láctico durante os exercícios e que cuidados um atleta amador poderia tomar para evitar a produção excessiva e acúmulo desse ácido em seu tecido muscular?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
121
Olá.


Os exercícios físicos devem ser realizados com alguns cuidados e com o acompanhamento de alguns profissionais para que não haja lesões.
É comum que atletas amadores sintam dores musculares depois da realização de exercícios físicos. E isto acontece porque o músculo fica com excesso de consumo de oxigênio logo depois da atividade.

E para que o atleta consiga evitar esse excesso e uma grande quantidade de acúmulo de ácido, ele precisa realizar um aquecimento dos músculos, e treinamentos regulares antes da prática desses exercícios, com o intuito de que a circulação sanguínea fique ativa.

Essas medidas permitem que o transporte de O2 seja facilitado e que os excretas produzidos serem retirados da melhor forma.
Por isso, não é exagero quando os profissionais cobram muito os aquecimentos e alongamentos antes das atividades físicas, para que não ocorra esse tipo de problema.

Espero ter ajudado!
Respondido por kovkz
49

Resposta:

A formação do ácido láctico se dá porque o músculo entra em débito de oxigênio. O atleta poderia realizar um aquecimento muscular e treinamentos periódicos antes das competições.

Perguntas interessantes