História, perguntado por Evany09, 9 meses atrás

(Unesp) a partir do início do século XX, na França, alguns artistas vão subverter a concepção que se tinha da pintura. Em vez de simplesmente representar o que era visto, eles decidem representar aquilo que não podia ser visto. Os rostos de perfis têm dois olhos, a natureza se decompõe em formas geométricas... a realidade se revela em todas as suas facetas, como um cubo achatado.

Uma obra representativa da estética à qual o texto se refere está produzida em:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por DiogoSart
93

Resposta:

Alternativa C

O texto faz referência ao movimento cubista na arte, como exemplificado na obra de Pablo Picasso. No cubismo, formas geométricas são utilizadas proporcionando uma visão completa ao leitor.

Respondido por evemonise777
9

Resposta:

c

Explicação:

O texto apresenta as concepções estéticas do Cubismo: “Os rostos de perfil têm dois olhos, a natureza se decompõe em formas geométricas... a realidade se revela em todas as suas facetas, como um cubo achatado”. Essas concepções podem ser vistas na obra Mulher sentada, na qual podem-se identificar as formas geométricas, a despreocupação com a representação realística e o uso de múltiplas perspectivas. Na obra de Salvador Dalí, Leda atômica, a representação da figura humana é realista, de acordo com os pressupostos clássicos, fugindo à proposição geométrica de múltiplas perspectivas proposta pelo Cubismo. No desenho de Roy Lichtenstein, destaca-se uma representação da figura humana típica do universo das HQs, em que não há a presença da quebra da linearidade e da perspectiva. A obra de Marcel Duchamp se trata de uma paródia da obra clássica de Da Vinci, desmistificando sua importância, e não havendo a característica da fragmentação. Por fim, a obra de Henri Matisse vincula-se ao Fauvismo, com o uso de cores expressivas e formas simples.

Perguntas interessantes