Filosofia, perguntado por adriano1727, 6 meses atrás

(UNESP 2021)
A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofistico limita-se a uma
mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas
não leva ao verdadeiro conhecimento. A consequência disso era que, devido à influencia dos sofistas
as decisões políticas na Assembleia estavam sendo tomadas não com base em um saber, ou na
posição dos mais sábios, mas na dos mais hábeis em retórica, que poderiam não ser os mais sábios
ou virtuosos.


(Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2010.)
De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito:


a) ao entendimento de que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da retórica.
b) à desvalorização da pluralidade de opiniões e de posicionamentos político-ideológicos.
c) ao prevalecimento das técnicas discursivas nas decisões da Assembleia acerca dos rumos
das cidades-Estado.
d) ao predominio de líderes pouco sábios e com poucas virtudes na composição da
Assembleia.
e) à defesa de formas tirânicas de exercício do poder desenvolvida pela retórica convincente.​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabis2154s
14

Resposta:

letra c

Explicação:

Sócrates criticou o relativismo e a habilidade em retórica por parte dos sofistas, postura distante da verdade e, portanto, insuficiente para direcionar os rumos das cidades-Estado

Respondido por larissamagrani
12

De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito: a) ao entendimento de que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da retórica.

Para Sócrates, os sofistas não tinham compromisso com a verdade. Com o intuito de convencer, os sofistas acreditavam que a verdade partia do homem e deve ser mediada pela palavra. A famosa frase de Protágoras diz: "O homem é a medida de todas as coisas". Logo, cabe ao homem revelar a verdade, pois a verdade não é evidente.

Sócrates defendia a vida filosófica, onde a verdade era o seu fim. Por isso, a filosofia não deve ser usada para convencimento, mas para proclamar a verdade que há nas coisas.

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