O que acreditavam os integrantes da escola de Frankfurt?
Soluções para a tarefa
ESCOLA DE FRANKFURT DA TEORIA CRÍTICA
HOMEENEMFILOSOFIAESCOLA DE FRANKFURT DA TEORIA CRÍTICA
Fundada em 1924, a Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt (Institut für Sozialforschung). O instituto era associado à Universidade de Frankfurt, na Alemanha.
A Escola de Frankfurt foi um movimento filosófico social e político. Nele, pode-se ver uma das mais famosas tradições do marxismo. Uma das principais finalidades do instituto foi estudar a dinâmica das mudanças sociais. A Escola de Frankfurt criou o pensamento filosófico conhecido como a teoria crítica.
A Escola de Frankfurt acreditava que a teoria crítica social deveria ser abrangente e direcionada para a totalidade da sociedade. Ela devia melhorar nosso entendimento sobre a sociedade, ao integrar todos os principais estudos da Ciência Social, como a Geografia, a Economia, a História, a Ciência Política, a Antropologia e a Psicologia. Os membros da Escola de Frankfurt eram peritos em todas essas disciplinas.
A teoria crítica visa a criticar e mudar a sociedade como um todo, em contraste com a teoria tradicional que visa somente a entender e explicar a sociedade.
A teoria crítica é emancipatória. Ela busca criar uma sociedade racional e livre, que atenda as necessidades de todos. É nesse sentido que a teoria crítica é crítica.