História, perguntado por thiagorafaeltrmds, 10 meses atrás

(UNESP/2012- adaptada) Bossa nova é ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Para tanto basta ser tão simplesmente: simpático, risonho, original. Depois desfrutar da maravilha de ser o presidente do Brasil, voar da Velha cap pra Brasília, ver Alvorada e voar de volta ao Rio.
(Juca Chaves apud Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.)
1. A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a: *
1 ponto
a) representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.
b) recusa da atuação política de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões governamentais.
c) crítica violenta ao populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.
d) rejeição à transferência da capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o centro financeiro do país.
(UNICENTRO/2006- adaptada) Leia a letra da canção a seguir. “Pois Doutô dos vinte estado / Temos oito sem cumê / Veja bem, quase a metade / Do Brasil, ta sem cumê / Dê serviço a nosso povo / Encha os rios de barrage / Dê cumida a preço bom / Não esqueça a açudage / Livre assim nóis da esmola / Que no fim dessa estiage / Lhe pagamo até os juru / Sem gastar nossa corage.”
(In: AQUINO, Fernando V., AGOSTINO, Gilberto, ROEDEL, Hiran. Sociedade Brasileira: uma história através dos Movimentos Sociais. Da crise do escravismo ao apogeu do liberalismo. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 533.)
2. A canção Vozes da Seca, produzida no início da década de 1960 por Luis Gonzaga e Zé Dantas, refere-se à vida rural brasileira. Com base na letra da música e nos conhecimentos sobre o período, é correto afirmar: *
1 ponto
a) O governo Juscelino Kubitschek, por meio do Plano de Metas, privilegiou a agricultura e promoveu uma redistribuição da propriedade fundiária.
b) A maioria dos nordestinos que migrou para os grandes centros urbanos fugindo da seca, conseguiu, através do trabalho, crescer economicamente e galgar posições importantes na política nacional.
c) Com o aumento da importância do setor rural na economia brasileira no período JK, os trabalhadores que permaneceram no campo foram incorporados à modernização em função de uma redefinição das suas relações de trabalho.
d) Movimento que já vinha ocorrendo com intensidade desde 1945, a transferência de população rural para as áreas urbanas ganhou grande importância na Era JK.


raulbarboneto: 1-A 2-D

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizasantos2000
46

Resposta:

1) A - representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.

2) D - Movimento que já vinha ocorrendo com intensidade desde 1945, a transferência de população rural para as áreas urbanas ganhou grande importância na Era JK.

Explicação:

google classroom


vitoriaeidericp9g9xu: obrigadaaaa
renataoliveirap79835: obrigada mo
Respondido por thaynnaba
37

Sobre a época do governo de JK, a resposta certa é a:

1) A - representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.

2) D - Movimento que já vinha ocorrendo com intensidade desde 1945, a transferência de população rural para as áreas urbanas ganhou grande importância na Era JK.

Importante notar que na época do referido governo houve diversas mudanças no quesito social tendo em vista que a época política e econômica que o país vivia.

Nesse sentido, o governo de JK veio como uma forma de canalizar os anseios sociais de crescimento econômico que diversas classes possuíam nessa época tendo em vista a estabilidade em outros países.

espero ter ajudado!


cibeliapolinari28: Obrigada mona
Perguntas interessantes