História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

((UNEB/BA) - Universidade do Estado da Bahia) -
A expansão da atividade agrícola, no Brasil, durante os períodos Colonial e Monárquico, se caracterizou:


(A)
no Período Colonial, pela preponderância da agricultura de subsistência voltada para o mercado interno e incentivada pela Metrópole, visando ao abastecimento de vilas e cidades.

(B)
no Período Colonial, à época da União Ibérica, pela substituição da monocultura pela policultura, por força das Ordenações Filipinas.

(C)
no Primeiro Reinado, pela cultura algodoeira, que esteve totalmente voltada para a exportação, e transformou o país no maior fornecedor dessa matéria-prima para a indústria fabril inglesa, durante a primeira metade do século XIX.

(D)
no Segundo Reinado, pela utilização da mão-de-obra imigrante europeia na cafeicultura e pela transferência da mão-de-obra escrava africana do Norte e do Nordeste para as fazendas do Sul, após a extinção do tráfico negreiro.

(E)
no Segundo Reinado, pela retomada das atividades agropecuárias fixadas no sertão, que dificultou o desenvolvimento da região litorânea do país.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
0

Com o aumento da pressão internacional para acabar com o tráfico negreiro no Brasil, novas estratégias precisaram ser adotadas para suprir a falta de mão-de-obra nas fazendas do sul e sudeste durante o Segundo Reinado.

Portanto, teve início a imigração europeia e o tráfico negreiro interno. Com a abolição real da escravidão, mais imigrantes vieram ao país para tentar suprir essa demanda e fugir das condições na Europa.

A alternativa correta é a D.

Perguntas interessantes