(UNCISAL) O diário de Jonathan Harker (Notas taquigráficas) 3 de maio, Bistritz. Parti de Munique às 20h35 da noite, chegando a Viena na manhã seguinte. A chegada estava prevista para as 6h45 da manhã. O nosso trem, porém, se atrasara em uma hora. Pelo que pude apreciar ainda do trem, através do clarão de suas luzes, e de uma breve caminhada pelas ruas, Budapeste pareceu-me uma cidade realmente maravilhosa. Não obstante, limitei-me a uma rápida excursão em torno da estação ferroviária, pois, em virtude do atraso, devíamos partir o mais cedo possível. Tive então a impressão de que o Ocidente ficara para trás e que agora entrávamos no Oriente. A mais ocidental das portentosas pontes que cruzam o Danúbio, cujo leito aqui nos impressiona por sua amplitude e profundidade, põe-nos inopinadamente em contato com as tradições do mundo turco. [...] Dispondo de algum tempo livre durante minha permanência em Londres ali frequentei o Museu Britânico, consultando livros e mapas geográficos na biblioteca, a fim de recolher dados sobre a Transilvânia. [...] STOKER, Bram. Drácula. Trad. Theobaldo de Souza. Porto Alegre: L&PM, 2011. p. 7. O texto é o trecho inicial de Drácula, romance publicado por Bram Stoker em 1897. Seguindo o modelo estabelecido por esse início, a obra é composta por cartas, relatórios e recortes de jornal. O leitor, acompanhando a sequência dos relatos, estabelece sua compreensão e o fio narrativo da história. Tendo essas informações e particularidades como referência, Drácula pode ser lido como exemplo da A variedade discursiva do gênero conto, por meio do qual o autor narra uma história de curta extensão, ainda que verdadeira. B escrita evasiva que muitos escritores europeus praticaram à época da II Grande Guerra, o que os fazia elaborar histórias fantasiosas. C plasticidade estrutural do romance, que pode encenar diversas camadas discursivas e fazer uso de vários tipos e gêneros de texto. D dificuldade de percepção dos objetivos do escritor, que busca fazer passar por autêntico um conjunto de cartas que ele próprio escreveu. E flexibilidade formal do texto literário, que permite narrar fatos verídicos em uma linguagem orientada por recursos estilísticos do idioma.
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Resposta:
Letra C:plasticidade estrutural do romance, que pode encenar diversas camadas discursivas e fazer uso de vários tipos e gêneros de texto.
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espero ter ajudado!!
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