Saúde, perguntado por murilofns, 1 ano atrás

Uma vitima com 67 anos foi atendido no serviço de emergência com dor precordial, e seu exame eletrocardiograma estava alterado evoluindo a uma parada cardiorrespiratoria. a vitima foi reanimado por 45 minutos, mas infelizmente evolui a óbito. Qual é a possivel causa da morte?

a)Choque cardiogênico
b)Choque hipovolêmico
c)Choque séptico
d)choque anafilático
e)choque distributivo

Soluções para a tarefa

Respondido por Noora111
1
Letra C) choque séptico
Respondido por rosameyre
0

Resposta:

Letra A choque cardiogênico

Explicação:

O choque cardiogênico é um estado agudo de débito cardíaco diminuído, resultando em perfusão tecidual inadequada, apesar do volume circulante adequado, e representa a principal causa de morte em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM). Os pacientes, geralmente, se queixam de falta de ar, dor precordial ou fraqueza

O choque cardiogênico ocorre devido à incapacidade do ventrículo esquerdo em gerar fluxo arterial adequado para entrega de sangue oxigenado para os tecidos periféricos. A causa mais comum de choque cardiogênico é o IAM extenso que deprime a contratilidade miocárdica. Outras causas importantes de choque cardiogênico incluem miocardites, valvopatias e miocardiopatias e hipertensão arterial sistêmica (HAS) mal controlada. Taquiarritmias cardíacas e bradicardias podem também evoluir com choque cardiogênico.

Não existe um exame laboratorial isolado que faça o diagnóstico de Choque Cardiogênico. Dentre os principais exames a serem realizados:

Exames laboratoriais: troponina / CKMB, gasometria, lactato, função renal e eletrólitos, enzimas hepáticas, bilirrubinas.

Eletrocardiograma: evidência de isquemia miocárdica e alterações.

Radiografia de Tórax: sinais de congestão; tamanho da área cardíaca; presença de alterações de aorta e mediastino.

Ecocardiograma: exame de fundamental importância. Determina contratilidade miocárdica (função de ventrículo esquerdo e direito; avalia presença de alterações segmentares), complicações mecânicas, valvopatias e derrame pericárdico.

Cineangiocoronariografia: sempre que estiver disponível deve ser realizada nos casos de Choque Cardiogênico causados por IAM, com importância diagnóstica e, principalmente, terapêutica.

Perguntas interessantes