Física, perguntado por victtorzs498, 1 ano atrás

Uma viagem do Nordeste do Brasil até Ruanda, na África, é proposta da seguinte forma: decola-se um helicóptero e, ficando em suspensão no ar em baixa altitude, espera-se a Terra girar para pousar em solo africano. Sobre essa proposta, desprezando os efeitos de correntes de ar externas sobre o helicóptero, assinale a alternativa CORRETA.

Soluções para a tarefa

Respondido por mssquimica
165
Olá!

Você esqueceu das alternativas, mas eu encontrei esta questão. As alternativas são:

a) É possível de ser realizada, mas é evitada por causa do longo tempo de viagem, que é de aproximadamente 24 horas.
b) É possível de ser realizada, mas é evitada porque o helicóptero mudaria sua latitude atingindo, na verdade, a Europa. 
c) É impossível de ser realizada, uma vez que o helicóptero, ao decolar, possui aproximadamente a mesma velocidade de rotação da Terra, ficando no ar, sempre acima da mesma região no solo.
d) É impossível de ser realizada, por causa do movimento de translação da Terra.
e) É impossível de ser realizada porque violaria a irreversibilidade temporal das equações do movimento de Newton.

Resposta:

Logicamente sabemos que é impossível. Isso se deve ao fato de que o helicóptero permanece na mesma posição o tempo todo, ou seja, sua velocidade, mesmo parado, é a mesma velocidade de rotação da terra. Logo, a alternativa correta é a letra c. 

Vale lembrar que no caso de um balão o sistema é diferente, pois o movimento é ocasionado pelo vento e pelos gases emitidos pelo balão, e não por conta da rotação do planeta. 
Respondido por sbh37
20

Resposta: Alternativa D)

Explicação:

Perguntas interessantes