Uma vez estimadas a demanda e a capacidade, busca-se um ajuste entre ambas. Por exemplo, pode-se produzir para atender 100% da demanda, ou para aproveitar 100% da capacidade disponível ou para situações intermediárias. A análise desse problema é dificultada pelo fato de que a demanda usualmente apresenta flutuações sazonais ou irregulares, e que a capacidade geralmente não pode ser modificada rapidamente para acompanhar a demanda. Assim, balancear a demanda com a capacidade é um desafio constante. No balanceamento entre demanda e capacidade podem ser empregadas medidas para influenciar a demanda ou a capacidade – ou ambas.
Assinale dentre as alternativas abaixo as principais medidas para influenciar a demanda.
A
Política de preços, publicidade, atraso deliberado na liberação do produto e produção para estoques.
B
Política de preços, publicidade, logística, marketing e produção para estoques.
C
Controle de estoque, política de preços, concorrência e produção para estoques.
D
Necessidade dos clientes, controle de estoque, política de preços, concorrência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
No balanceamento entre demanda e capacidade podem ser empregadas medidas para influenciar a demanda ou a capacidade – ou ambas. As principais medidas para influenciar a demanda são:
Política de preço: reduzindo-se o preço, busca-se vender mais o produto, conforme ilustram os descontos em passagens aéreas na baixa temporada e as reduções de tarifas telefônicas na madrugada.
Publicidade: campanhas publicitárias podem incentivar a demanda em períodos de excesso de capacidade.
Atraso deliberado na liberação do produto: pedidos de clientes podem ser deliberadamente retidos até que seja possível produzir (esta medida pode causar grande insatisfação ao cliente).
Produção para estoques: produz-se além da demanda do período para suprir períodos futuros, em que a capacidade não consegue atender à demanda (por exemplo, na fabricação de artigos natalinos). Contudo, essa medida é caracterizada pelos altos custos financeiros de manter estoques, pela incerteza quanto às vendas reais e pelo longo período de investimento.