Filosofia, perguntado por julyservilla, 4 meses atrás

"Uma vez dissipada a escuridão que envolvia o saber filosófico na Idade Média com o advento do Renascimento, o inaugurador da filosofia moderna, o filósofo francês René
Descartes, conceituou genericamente filosofia como o estudo da sabedoria. A sabedoria, segundo Descartes, não se entende somente a prudência nas coisas, como também ao conhecimento de todas as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a conservação de sua saúde e a invenção de todas as artes." O trecho acima se refere à: filosofia, sociologia, economia ou antropologia ​

Soluções para a tarefa

Respondido por pcezar68
4

Resposta:

Explicação:

Respondido por lhandregferreira
0

O texto que aborda o pensamento de René Descarte refere-se à filosofia. O texto fala sobre a perspectiva de Descarte sobre a sabedoria. O conhecimento sobre as coisas proporciona intatrumentos para conservação da vida. Cabe ressaltar que filosofia significa "'amigo da sabedoria".

Descartes e a sabedoria

A sabedoria não pode ser entendida como a forma que se conduz os negócios humanos. A prudência deve estar presente na conduta como parte dessa sabedoria. Esta conduz-nos a buscar o conhecimento dos princípios. Nesse sentido, pode-se incluir o perfeito conhecimento de tudo que se pode conhecer.

A sabedoria, ou seja, o perfeito conhecimento das coisas, pode-se manifestar em três dimensões:

  • A conduta da vida
  • Conservação da saúde
  • Criação artística

A dinâmica desses três elementos constitui a totalização do saber sobre todas as coisas. Descartes associa essas três esferas à elementos da vida. Conduta da vida - moral; conservação da saúde - medicina; criação artística - mecânica.

As três finalidades da sabedoria estão condicionadas ao estudo das primeiras causas, tendo em vista que o saber que se possa adquirir da análise das primeiras causas deve ser pensado a partir dos princípios.

Sobre René Descartes: https://brainly.com.br/tarefa/4337267

#SPJ2

Perguntas interessantes