uma vertebra dorsal padrão tem com particularidade,qual acidente ósseo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Ossos da Coluna Vertebral
Os Ossos da Coluna Vertebral – A coluna vertebral se estende desde a base do crânio até a extremidade caudal do tronco. É constituída de 33 ou 34 vértebras superpostas e intercaladas por discos intervertebrais. As vértebras sacras soldam-se entre si, constituindo um único osso, o sacro, assim como as coccígeas, que formam o cóccix.
Divide-se em coluna vertebral em cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea. Sendo:
Cervicais: 7 vértebras.
Torácicas: 12 vértebras.
Lombar: 5 vértebras.
Sacro: 5 vértebras.
Cóccix: 4 a 5 vértebras.
Vértebras Cervicais
São as menores vértebras e se distinguem das demais por um forame no processo transverso. A primeira, a segunda e sétima vértebra cervical apresentam características especiais e serão estudadas separadamente. A posição anatômica das vértebras é facilmente identificada pelo processo espinhoso que é posterior e inferior.
Atlas
É a primeira vértebra cervical e recebe esse nome por sustentar, assim como o titã da mitologia grega, o globo da cabeça. Sua característica mais marcante é não possuir corpo vertebral. Funciona como um apoio ao crânio, é a vértebra responsável por ser articular com o Áxis e permitir os amplos movimentos que possuímos entre a cabeça e a coluna vertebral.
Posição anatômica: fóvea dental é anterior; face articular superior (a maior) é superior.
Áxis
É a segunda vértebra cervical e tem esse nome por formar um eixo de rotação para a cabeça (crânio), através do Atlas, ao redor do seu dente. Sua característica mais marcante é o seu dente, que a distingue facilmente das demais vertebras. Graças a esse tipo de articulação podemos fazer o movimento de rotação da cabeça. Também conhecido vulgarmente como movimento de “não”, quando dizemos “não” com a rotação da cabeça.
Posição anatômica: o dente é anterior e superior.
Sétima vértebra cervical
É bem parecida com as demais, porém possui um processo espinhoso longo e bem proeminente, sendo esta sua característica especial. Por isso recebe o nome de vértebra proeminente. Note na mesma figura que a 5º vértebra cervical apresenta um processo espinhoso bífido, bifurcado. Na maioria das pessoas esse é o padrão mais encontrado.
Posição anatômica: o processo espinhoso é posterior e inferior. vista anterior vista posterior vista lateral
Vértebras Torácicas
Distinguem-se das demais pela presença de fóvea costal no corpo vertebral onde se articulam as cabeças das costelas.
Posição anatômica: Os processos espinhosos são posteriores e inferiores
Vértebras Lombares
Podemos diferenciá-las das demais por não possuir forame no processo transverso e fóveas costais no corpo vertebral. Possuem um processo transverso alongado podendo ser chamado de processo costal e seu corpo vertebral é grande e largo.
Posição anatômica: Os processos espinhosos são posteriores e inferiores
Sacro
O sacro é constituído por cinco vértebras fundidas (podem ser seis). Porém, na juventude se encontram ainda separadas e durante a puperdade as cartilagens que as separam sofrem o processo de ossificação produzindo um osso único. É grande e triangular, estando situado na parte posterior da pelve. Sua face ventral é côncava e a face dorsal convexa caracterizando uma cifose.
Posição anatômica: Superiormente a base e posteriormente a crista sacral média.
Cóccix
É um pequeno osso triangular situado na extremidade caudal da coluna vertebral, sendo formado por quatro ou cinco vértebras fundidas.
Posição anatômica:
Inferiormente – extremidade afilada
Anteriormente – face côncava
Explicação:
espero ter ajudado,eu coloquei alguns ossos para vcs saberem como são
Resposta:
os ossos da coluna vertebral
Explicação: